Uso de carnitina no tratamento de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico !

Teste – Fuze X – novo tênis de corrida da Asics
17/05/2016
Já ouviu falar em Síndrome do Esgotamento? A Síndrome de Bournout está mais presente do que você imagina !
15/09/2016
Exibir tudo

Uso de carnitina no tratamento de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico !

Uso de carnitina no tratamento de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico !

A síndrome dos ovários policísticos ( SOP ) acomete 7 a 10%  mulheres em idade fértil, e tem sido diagnosticada de forma equivocada em 90% das meninas pré-adolescentes que apresentam irregularidades menstruais. Devemos nos atentar que toda menina no início da sua vida reprodutiva poderá ter por algum tempo irregularidade menstrual e de forma alguma deverá ser prescrito anticoncepcionais orais (ACO)  para ” resolver” esse problema, que não é um problema na verdade né ! ( leia aqui sobre os efeitos dos ACO )

sopÉ caracterizada basicamente por hiperandrogenismo e anovulação crônica, se manifesta com alguns desse sinais, que não necessariamente estrão presentes em todas as mulheres com SOP:

  • sop acnehirsutismo (aumento de pelos em face, colo, interno de coxas)
  • acne ( principalmente queixo, colo e costas)
  • alopecia (perda de cabelo com padrão masculino)
  • irregularidade menstrual
  • infertilidade
  • obesidade
  • resistência insulínica

Com a perda de peso, os estudos mostram que há uma significativa melhora na fertilidade, ciclos menstruais, e redução nos marcadores de risco cardiovascular nessas mulheres, como por exemplo, resistência insulínica e dislipidemia. Por isso é muito importante para o tratamento que essas mulheres tenham uma alteração de alimentação e amudança de estilo de vida !

A resistência insulínica chega a afetar 65% das mulheres com SOP e pode aumentar a prevalência de intolerância a glicose, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica !
O estudo em questão mostrou que a Carnitina tem um papel importante no processo de redução de peso, intolerância à glicose, função insulínica e metabolismo dos ácidos graxos nessas pacientes. Aparentemente a carnitina atuaria facilitando o transporte de cadeias longas de ácidos graxos para a matriz das mitocôndrias.

Também foi constado que em mulheres portadoras de SOP os níveis de l-carnitina circulantes são baixos, por essa razão essas tiveram benefícios com a suplementação.

Normalmente a carnitina é sintetizada no fígado, cérebro e rins em quantidades suficientes par suprir as necessidades nutricionais do ser humano.

Existem estudos mostrando o uso da Carnitina ainda para outros fins como arteriosclerose, fraqueza muscular, infertilidade também masculina por aumentar a mobilidade dos espermatozóides, e melhorar os perfis lipídicos, porém ainda é necessário um número maior de traballhos para confirmar a eficácia nesses casos.

Quer saber como obter L-carnitina na alimentação ?!

Consuma carnes vermelhas, ovos e laticíneos !!

E lembre-se de nunca fazer o uso de qualquer medicação ou suplemento sem a prescrição de um médico endocrinologista ou nutólogo !

Se você acredita que tenha SOP procure um endocrinologista para que este faça o diagnóstico e inicie seu tratamento !

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *