Como aliar a prática do esporte à saúde do joelho
23/09/2018
Outubro Rosa e Corrida: aliados contra o câncer
15/10/2018
Exibir tudo

Tudo o que você precisa saber sobre DIU – com Dra. Cidinha

Esse tema foi muito solicitado em todas as minhas redes e por isso decidi convidar minha amiga, Dra. Cidinha Ikegiri, médica ginecologista que contou tudo o que vocês sempre perguntam sobre o DIU – dispositivo intrauterino!

 

Dra. Cidinha fala sobre o DIU, método contraceptivo que ainda gera dúvidas e polêmicas entre as mulheres.

Dispositivo Intrauterino, um método contraceptivo altamente eficaz, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas muitas mulheres ainda desconhecem algumas informações e acabam tendo receio quanto ao método.

DIU de cobre ou de hormônio?

Depende muito do caso de cada paciente, explica a ginecologista.

O DIU de hormônio (Mirena) tem eficácia comparada a cirurgia de laqueadura e libera uma concentração muito baixa de progesterona no organismo.

O DIU de cobre não libera hormônios no organismo da mulher, mas tem a eficácia um pouco menor em relação ao Mirena.


A Dra. Cidinha conta que costuma indicar este método para pacientes que praticam exercícios físicos e não querem ou não podem tomar hormônios. Com a facilidade de acesso a informação, muitas acabam descobrindo que essa alteração hormonal pode prejudicar em outros setores, como explica a ginecologista: “A pílula anticoncepcional pode conter hormônios que deixam a testosterona livre da mulher lá embaixo, e por mais que a mulher tenha uma vida regrada de exercícios e alimentação saudável, fica muito difícil ganhar massa magra de forma saudável.”

Porém, muitas mulheres preferem ou precisam ingerir hormônio por diversos motivos, como acne ou disfunções hormonais. 

O DIU de cobre pode durar até 10 anos e o de hormônio, 5 anos.

 

Mais vídeos aqui no blog | Ou no Canal Giuli Pansera


O DIU de cobre pode causar aumento no fluxo menstrual e nas cólicas pré menstruais. Em cada mulher a reação pode ser diferente! Já o DIU hormonal tem efeito contrário e pode até causar a interrupção dos ciclos menstruais e sintomas.

Você é a principal interessada e é quem deve se sentir confortável e confiante com o método escolhido, seja DIU, pílula, preservativo…

Consulte seu médico e faça os exames para saber qual é o seu método ideal!

Mande mensagens pra gente aqui nos comentários e siga a Dra. Cidinha no Instagram @cidinha  e a Giuli no @giulirp

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *