10 Super Alimentos para o Humor
17/08/2019
saúde do coração
Dez grupos de alimentos que contribuem para a saúde do coração
03/10/2019
Exibir tudo

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno

Um dos suplementos mais consumidos por quem quer manter a pele jovem, bonita e saudável, o colágeno também se destaca por oferecer vários outros benefícios, como amenizar a celulite e deixar as unhas fortes.

Nesse sentido, é importante entender como sua produção acontece e como e quais suplementos são capazes de interferir nisso.

Para esclarecer o assunto, sugerimos como fonte o médico nutrólogo Nataniel Viuniski.

1 – Colágeno é uma proteína produzida pelo organismo.

Isso mesmo. Ele é uma proteína essencial produzida no interior das células do organismo. Para se ter ideia, cerca de 30% de toda a proteína do corpo é constituída por colágeno, responsável por contribuir para a sustentação e elasticidade da pele, além de participar da saúde do cabelo, unhas, músculos, ossos, articulações, tendões, órgãos, dentina, entre outras estruturas.

2 – O colágeno tem sua produção prejudicada a partir dos 30 anos.

Por volta dos 25 anos, começa a existir a perda de 1% de colágeno ao ano. Mas é a partir de 30 anos, que a sua deficiência começa a ser notada, uma vez que se percebe uma diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de marcas de expressão e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso, é importante repor esse nutriente com suplementos ou alimentos, como bebidas à base de colágeno hidrolisado, capazes de estimular as células a produzirem ele naturalmente no organismo.

3 – O estilo de vida influencia na produção de colágeno.

Além do fator idade, a produção de colágeno sofre influência do meio ambiente, como a radiação solar e poluição. Mas o estilo de vida da pessoa também contará muitos pontos nesse sentido, como o consumo de álcool e cigarro, uso de medicamentos, estresse, quantidades de horas de descanso, alimentação e exercícios físicos.

No quesito alimentação, é importante apostar em uma dieta rica em alimentos que contribuem para sua produção pelas células, como carne magra, frango, peixe e ovo (especialmente a clara), legumes, verduras, frutas e castanhas, pois eles têm os nutrientes que também participam da formação de colágeno (vitaminas A, C e E, selênio e zinco).

4 – Nem todo suplemento de colágeno oferece resultados para a beleza.

Estudos comprovam que apenas alguns tipos de colágeno na forma hidrolisada são capazes de estimular as células humanas da pele (fibroblastos) a produzirem o colágeno natural, oferecendo benefícios, como a melhora da hidratação e da elasticidade da pele, reduzindo as rugas após 4 semanas de uso contínuo. Isso porque ele precisa passar por um processo de hidrólise específico para que tenha uma afinidade celular com os fibroblastos da pele.

5 – As unhas também se beneficiam com o colágeno.

Além dos efeitos na pele, o colágeno também pode reverter quadros de unhas fracas e quebradiças.

Estudo2 mostra que após dois meses de consumo de um tipo de colágeno hidrolisado foi possível reverter quadros de unhas fracas e quebradiças. E após três meses de suplementação, também foi possível verificar uma melhora significativa no crescimento das unhas.

6 – O colágeno ajuda a amenizar quadros de celulite.

Essa imperfeição é causada principalmente por distúrbios na matriz dérmica juntamente com a gordura subcutânea, formando as indesejáveis saliências e irregularidades típicas da celulite.

E é justamente sobre a matriz extracelular da pele que alguns tipos de colágeno hidrolisado apresentam efeitos benéficos que podem ajudar a reduzir o problema, melhorando a estrutura da superfície da pele e auxiliando na redução da celulite.

Um estudo realizado com 105 mulheres com idades entre 25 e 50 anos mostra que a ingestão de 2,5g de Peptídeos Bioativos de Colágeno® por dia contribui para a redução do grau da celulite na pele após 3 a 6 meses de consumo. A pesquisa também verificou mudanças na densidade dérmica por conta do aumento da elastina e do colágeno proporcionado pela suplementação.

Rackel Rotondo
Rackel Rotondo
Relações Públicas pela universidade Metodista e assessora digital do G-RealFit. Com a Giuli desde 1992... Não, peraí, isso é outra história. Idealizamos o G-RealFit em 2014 e desde então trabalhamos para desenvolver essa ideia: ela na linha de frente e eu nos bastidores ;) disseminando informações que agreguem qualidade de vida e bem estar para pessoas comuns, como eu e você! Vem com a gente ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *