Teste FMS – Functional Movement Systems
16/05/2018
Gordura Trans Faz Mal à Saúde Mesmo em Pequenas Quantidades
03/06/2018
Exibir tudo

Semana Internacional da Tireoide – 2018

De 21 a 27 de maio a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realiza a Semana Internacional da Tireoide, com o tema Mitos e Verdades.

Todos os anos, a SBEM promove a Semana Internacional da Tireoide. O tema deste ano são os mitos e verdades sobre a tireoide, afinal de contas, é muito comum as pessoas acharem que conhecem todos os sintomas das síndromes e patologias relacionadas à tireoide.

Com o tema Mitos e Verdades sobre a Tireoide, a proposta é esclarecer as principais dúvidas dos pacientes e divulgar informação segura para os pacientes.

Publiquei este vídeo no meu canal no YouTube, sobre a relação entre ganho de peso e o hipotireoidismo:

Importante glândula para o bom funcionamento de vários órgãos do nosso corpo, a tireoide é a grande ‘comandante’ do metabolismo e tem papel fundamental em nossa saúde.

Alocada na base da região anterior do pescoço, a tireoide produz dois importantes hormônios em todas as fases da vida: a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Eles ainda exercem atuação nos batimentos cardíacos, sono, raciocínio, memória, temperatura do corpo, funcionamento intestinal e metabolismo.

O principal exame para rastreamento de problemas na tireoide é o TSH (sigla em inglês para Thyroid Stimulating Hormone). Nos casos em que se há suspeita de aumento de volume, a indicação de exame é a ultrassonografia.

Mitos e verdades

– Posso saber se tenho problema na tireoide fazendo um exame de sangue?

VERDADEIRO: os exames para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e da T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames, se necessário.

– Crianças não têm doença da tireoide?

FALSO: crianças podem ter uma doença da tireoide, que pode levá-las a parar de crescer e a ir mal na escola. A forma mais grave de hipotireoidismo é a congênita, que ocorre no recém-nascido. Se não diagnosticado e não tratado, pode causar retardo mental irreversível.

– Doenças da tireoide afetam a gravidez?

VERDADEIRO: tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, associa-se a complicações da gestação e a problemas para o feto.

– Tomar hormônio da tireoide ajuda a emagrecer?

FALSO: o hipertireoidismo realmente emagrece, mas à custa de massa magra, com diminuição de força muscular. Usar T4 ou, pior ainda, T3 pode causar arritmias, hipertensão, diarreia e outras manifestações muito graves, ou até fatais.

– Posso ter problemas na tireoide só na gravidez?

VERDADEIRO: as alterações hormonais durante, principalmente os primeiros meses, da gestação costumam fazer com que sua necessidade do hormônio tireoidiano aumente. A maioria das mulheres supre bem essa necessidade, porém algumas passam a ter hipotireoidismo durante a gestação, o que é grave para o desenvolvimento do feto. Por isso o exame de tireoide sempre deve ser feito no momento do diagnóstico da gravidez.

Apesar de todas as informações que podemos encontrar na internet, devemos sempre buscar fontes confiáveis e saber que, APENAS OS MÉDICOS podem dar qualquer diagnóstico e prescrever medicamentos. 🙂

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *