Campanha Adidas – RUN FOR THE OCEANS
07/06/2018
Imunidade x Exercícios: conheça seu corpo e seus limites
21/06/2018
Exibir tudo

Saúde e Qualidade de Vida em Tempos de Fake News

Não é só de fofoca que as fake news vivem! Quando falamos em saúde e qualidade de vida, a internet está cheia de páginas que têm sempre uma receita milagrosa para resolver qualquer problema. Não preciso ir longe para falar sobre o tema: a crise da febre amarela no Brasil foi acompanhada por um surto de notícias controversas que permearam, aliás, permeiam a nossa vida nesse ano de 2018.

O problema é que as fake news estão ficando cada vez mais bem estruturadas; eu mesma já li notícias falsas em que há referência para estudos de alguma universidade ou matérias que são assinadas por médicos, teoricamente. Até promessa para a cura do câncer por meio da alimentação existe por aí. O perigo é a falta de possibilidade para validar a veracidade das informações e, claro, a falta de responsabilidade de quem faz a publicação.

Por isso, eu sempre oriento os leitores aqui do blog e as pessoas que me acompanham também pelos outros canais: o contato com um especialista é ideal para desfazer ideias erradas sobre saúde e qualidade de vida que, o tempo todo, estão nos rondando. Qualquer dieta, atividade física ou mudança de atitude em relação à sua saúde – mesmo que visando uma ação positiva – precisa de orientação profissional.

 

Fake News - Fonte: M de Mulher

Fake News – Fonte: M de Mulher

MITOS DA VIDA SAUDÁVEL: COMO ESCAPAR DAS NOTÍCIAS FALSAS

Para você manter uma vida saudável, é preciso ser muito cético com as informações e desconfiar das propostas milagrosas, como aquelas que garantem o emagrecimento rápido, sem reeducação alimentar e exercícios. Isso não existe! O corpo precisa de alimentos saudáveis, na quantidade certa e, acima de tudo, de atividade física.

Eu separei para você duas leituras com dicas importantes sobre qualidade de vida: a primeira é para não ser pego com alimentos que, popularmente, fazem bem à saúde e a segunda são informações que ajudarão a acelerar o seu metabolismo:

 

Eu entendo essa ânsia que temos de querer acreditar e até compartilhar os casos de sucesso que aparecem em milhares de páginas e em revistas. Existe um apelo emocional – “você consegue também” ou “comece hoje mesmo” – que não é saudável se você fizer sem acompanhamento médico. Existem impactos negativos para dietas e exercícios mal feitos e que podem ser muito prejudiciais à vida.

Não caia nas fake news! Consulte um especialista e saiba como manter vida sã e corpo são sem precisar apelar para milagres. E antes de compartilhar as notícias, qualquer que seja o teor delas, confirme se são verdadeiras, assim, você também ajuda outras pessoas.

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

1 Comentário

  1. Joana Baleir disse:

    Excelente matéria !!! Essa vale a pena compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *