Tudo o que você precisa saber sobre DIU – com Dra. Cidinha
23/09/2018
Exibir tudo

Outubro Rosa e Corrida: aliados contra o câncer

QUAL A HISTÓRIA DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Oi, pessoal! A campanha outubro rosa é um movimento popular que promove ações de conscientização em relação ao câncer de mama. Essa campanha, que surgiu há mais de 20 anos, nos Estados Unidos, é reconhecida mundialmente e seu lançamento tem tudo a ver com a corrida.

Em 1982, Nancy G. Brinker perdeu sua irmã, Susan, para o câncer de mama. Decidida a erradicar essa doença, Nancy fundou a organização Susan G. Komen® que, além de levar o nome de sua irmã como homenagem, promove e financia pesquisas sobre o câncer de mama e seus tratamentos há mais de 30 anos.

Então, em um mês de outubro no início dos anos 1990, a organização Susan G. Komen® promoveu uma corrida na qual foram distribuídos os famosos lacinhos cor de rosa para cada um dos participantes da prova.  A partir daí, a campanha outubro rosa começou a tomar forma e ser reconhecida globalmente, sendo representada pelo laço rosa.

 

CAMPANHA OUTUBRO ROSA: MOMENTO DE REFLEXÃO QUANTO À NOSSA SAÚDE

Eu já falei outras vezes aqui no blog sobre o câncer de mama e como o seu diagnóstico precoce é a melhor forma de reduzir a mortalidade causada pela doença. Também já contei como estudos comprovaram que mulheres que correm ou caminham regularmente têm maior probabilidade de levarem uma vida normal e com menor risco de morte em virtude da doença.


Eu fiz um vídeo no meu canal falando um pouco mais sobre isso:


Outubro Rosa – Primeiro encontro G-RealFit e Adidas – 28/10/2016

Outubro Rosa – Primeiro encontro G-RealFit e Adidas – 28/10/2016

A campanha outubro rosa é um momento importante de reflexão, que nos faz pensar sobre como temos dado atenção à nossa saúde. A vida é corrida (eu sei!) e, muitas vezes, vamos deixando para depois a alimentação saudável, a inclusão de uma atividade física na agenda ou pequenas mudanças na rotina, como usar escada ao invés do elevador.

Por essas razões, eu acredito que as campanhas de conscientização, tal como a campanha outubro rosa, o setembro amarelo e o novembro azul, devem ter participação de escolas, universidades, academias, empresas e órgãos públicos. O diagnóstico precoce, a conscientização e a quebra de tabus salvam vidas!

Vocês sabem que a promoção da vida saudável é uma das minhas missões de vida, é uma grande paixão! Por isso eu falo aqui no blog, nos meus vídeos e nos posts sobre a importância de comer saudavelmente e de como é fundamental praticar exercícios regularmente.

Se você não gosta de corridas ou caminhadas, há muitos outros esportes com os quais você pode se identificar: natação, hidroginástica, dança, boxe, enfim, muita coisa boa e que faz bem! Não deixe a sua saúde para depois!

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *