Minha primeira meia maratona – dieta da última semana !!
13/10/2015
W21k ASICS – 18/10/2015 – Minha primeira meia maratona !!!
18/10/2015
Exibir tudo

Melhore sua performance na corrida ajustando sua postura!

O post de hoje foi escrito por Julio Dotti, da equipe Limite Team de assessoria esportiva.

 

Dica sobre corrida!

Não existe uma forma única de correr, mas o objetivo será o mesmo, se deslocar da forma mais eficiente, menos lesiva possível!
Existem algumas características na postura e forma de pisada que favorecem a uma melhor corrida!
Na figura podemos observar algumas diferenças gritantes:

forma correta de correr
1- tronco, na imagem da esquerda (de quem olha) observa-se uma hiperlodose, com a pessoa gastando energia para manter essa região mais contraída do que deveria esse gasto excessivo pode te custar segundos preciosos na reta final de suas corridas, enquanto na outra figura, existe uma leve projeção para frente que promove um pequeno desequilíbrio a frente que favorece a dinâmica da atividade.
2- Pisada, na figura da esquerda repare o calcanhar tocando o solo primeiro… Isso causa duas coisas, a primeira, o ponto de apoio do pé fica à frente do centro de gravidade, promovendo nesse momento uma fase de “freio” do movimento e em segundo, promove um impacto maior, e por estar com o joelho estendido, repassa esse impacto direto para os meniscos e quadril agredindo muito mais essas estruturas, enquanto na outra imagem, repare como joelho se eleva para frente, permitindo com que o toque do pé com o solo seja feita pelo meio e pela parte anterior do pé, logo abaixo do centro de gravidade do corpo, não existindo a fase de freio, e evitando o excesso de impacto nas estruturas do joelho e quadril, pois a região do meio pé é composta por diversos osso pequenos que já atuam como um amortecedor do impacto.

 

Alguns autores tbm relatam que não existem diferenças na ocorrência de lesão independente da forma com que a pessoa corra, mas existe uma diferença no tipo de lesão que elas sofrem, quem corre com uma postura semelhante da esquerda, tende a sofrer mais de lesões ósseas, e articulares (demandam um tempo maior para recuperação) já na outra imagem existe uma ocorrência maior de lesões musculares (demandam um tempo menor de recuperação).

E aí vale a pena melhorar a técnica de corrida??? Queremos te ouvir, ou melhor ler!
Nos acompanhe e veja dicas regularmente! Facebook Limite Team tem mais dicas…

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *