Especial Copa do Mundo: Snacks Saudáveis
20/06/2018

Imunidade x Exercícios: conheça seu corpo e seus limites

Nessa época do ano, com as baixas temperaturas, é muito comum ficarmos com a imunidade baixa e pegarmos aqueles resfriados que nos deixam até de cama por alguns dias. Mas em esportistas, que estamos treinando mais intensamente para alguma prova, pode acontecer com mais facilidade!

Isso porque diferentes tipos e cargas de exercício podem provocar alterações distintas na imunidade, se for moderado (<60% do consumo máximo de oxigênio – VO2 máx. medido no teste cardiopulmonar) parece estar relacionado ao aumento da defesa orgânica, enquanto que se for mais intenso e prolongado (>65% do VO2 max) ou seja, o treino excessivo parece enfraquecer a imunidade.

 Essa queda da imunidade ocorre porque ela diminui nos músculos a glutamina, um aminoácido não essencial que tem um fluxo direto e contínuo dos músculos para o fígado, intestino, rins e sistema imunológico.  Como o sistema imunológico necessita de muita glutamina para a manutenção de suas funções, e o exercício físico induz o aumento da atividade dessas células.

Por isso, ocorre uma redução da disponibilidade de glutamina após exercícios intensos e prolongados, facilitando o desenvolvimento de doenças, em especial, as infecções de todo trato respiratório.

Então, o correto é dar um repouso para o corpo, focar na meditação e alongamentos, para depois voltar aos treinos com tudo, e com mais cuidado na minha alimentação e suplementação!!! #DraGiuliPansera 

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *