Semana Internacional da Tireoide – 2018
23/05/2018
Palestra Dra. Giulianna – Fórum Integrador do Bem Estar
04/06/2018

Gordura Trans Faz Mal à Saúde Mesmo em Pequenas Quantidades

Que a gordura trans faz mal à saúde, nós já sabemos. Tanto é que, desde o início dos anos 2000, a ANVISA determinou que os fabricantes de alimentos informem em seus rótulos a presença do componente – e já já eu vou contar como nós podemos ser enganados mesmo assim – para que possamos escolher consumir ou não essa gordura artificial. Mais recentemente, o mesmo órgão passou a estudar a possibilidade de restringir e até banir a gordura trans dos alimentos.

Mas, eu sei que se eu ficar só afirmando para vocês que a gordura trans é prejudicial à saúde, talvez eu não os convença do tamanho do problema que ela causa! Por isso, vou colocar um número impressionante aqui, pra gente refletir junto: a OMS concluiu que até 2023, isto é, são apenas 5 anos a partir de 2018, 10 milhões de vidas podem ser tiradas, precocemente, por conta do consumo da gordura trans.

E sabe por que a gordura trans faz mal à saúde:

  • ela reduz o nosso colesterol bom, o HDL, e aumenta o colesterol ruim, o LDL, na mesma proporção em que eleva as possibilidades de doenças cardiovasculares;
  • ela está presente, mesmo que em quantidades quase imperceptíveis, em muitos alimentos industrializados consumidos aos montes em todo o mundo: batata frita, sorvete, margarina, bolo, bolacha. Qualquer besteirinha tem em sua composição essa tal gordura parcialmente hidrogenada. Gente, isso não é brincadeira!

    gordura trans

NÓS CONSUMIMOS A GORDURA TRANS SEM SABER

Você se lembra quando eu disse que podemos ser facilmente enganados com relação ao consumo da gordura trans? Pois é, eu vou contar agora como algumas empresas fazem isso e como devemos estar atentos àquilo que nós e nossos filhos, sempre tão expostos a isso, consumimos.

Como não há muita “clareza” em como a informação deve ser dada nos rótulos, algumas empresas afirmam que seus produtos não têm a gordura trans, mas isso é apenas para uma determinada porção daquele produto! É uma forma segura de maquiar a informação. E podemos cair nessa até mesmo com os alimentos ditos integrais. Por isso, se na embalagem estiver escrito “livre de gordura trans”, mas alguns destes termos abaixo estiverem na tabela nutricional, fique atento e desconfie:

  • gordura vegetal hidrogenada;
  • gordura vegetal parcialmente hidrogenada;
  • apenas gordura.

Pessoal, temos de tratar esse assunto com muita seriedade. Se você ainda não eliminou a gordura trans do seu cardápio, comece agora mesmo e você vai ver que ninguém sentirá falta dela, mas a saúde de todos vai agradecer.

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *