Corrida Cartoon 2019 traz nova modalidade para trios
05/08/2019
Exibir tudo

Especial Setembro Amarelo – Vencendo a Depressão com a Corrida

corrida setembro amarelo

Você já ouviu dizer que a corrida é um ótimo remédio para a depressão? Se você quer entender melhor, vem ler esse especial o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio!

Com certeza você já ouviu pessoas falando “corrida é a minha terapia.” Mas será que é assim mesmo? Sim, é assim mesmo, em alguns casos a corrida chega a substituir os remédios.

É comprovado cientificamente que o exercício aeróbico, pode ser corrida, bicicleta, natação, libera no nosso cérebro alguns neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar, prazer e alegria. Essa é a famosa endorfina!

Mas não é só por isso que a corrida é uma ótima aliada no tratamento da depressão. Durante os exercícios são liberados endocanabinóides, que recebem esse nome justamente porque agem nos mesmo receptores que o cannabis, dando uma sensação de tranquilidade.

Alguns estudos comprovam que a corrida estimula a produção de novos neurônios e de conexões neurais no nosso cérebro. Pessoas com depressão apresentam o hipocampo atrofiado, mas depois de iniciar um programa de atividades físicas por um certo período, esse hipocampo aumenta!

A corrida também nos ajuda ser mais resiliente em momentos de estresse. Faz parte do treino passar por esses momentos, dar tempo para a mente organizar as ideias.

Além de todos esses benefícios, a corrida também nos ensina superação, meditação, reflexão e disciplina. Tudo isso é muito importante para nosso auto conhecimento e desenvolvimento contínuo, tanto mental quanto físico.

A corrida traz uma vontade de superação dos próprios limites, te desafia a levantar e buscar alcançar novos desafios!

Vídeo sobre como treinar sua mente para não desistir!

Me conta aqui como a corrida mudou a sua vida ou se você está pensando em começar, acompanhe os conteúdos e dicas no canal do Youtube e no Instagram.

Mais matérias sobre corrida aqui!

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *