Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015 a depressão já afetava 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil são 11,5 milhões de pessoas afetadas por esse transtorno, ou seja, 5,8% da população brasileira.
A depressão é um dos transtornos mentais mais comum, mas é uma doença tratável. Apesar disso, metade das pessoas que passam pela depressão não tem a doença diagnosticada ou tratada, e isso pode ser uma ameaça já que 10% das pessoas que sofrem desse transtorno se suicidam. Por isso é muito importante estar atento aos sinais e procurar ajuda profissional o quanto antes.
Nos últimos anos a alimentação vem ganhando atenção de diversas áreas médicas, isso porque já é possível relacionar que dependendo do tipo de alimentação que seguimos, isso poderá nos deixar mais propensos a desenvolver certos tipos de doenças, ou evitar que venhamos a desenvolve-las.
Desde 2009 existe uma linha de estudos que pesquisa a relação da composição do prato com o surgimento da depressão.
Entre alguns nutrientes destacados para a prevenção e combate da depressão estão:
É importante salientar que pouco vai ajudar você suplementar esses nutrientes ou adicionar mais alimentos fontes dele em sua dieta se você não reduzir o consumo de alimentos que aumentam os riscos de desenvolver a depressão. Dietas ricas em alimentos ultra processados, com alto teor de açúcares, gorduras e sal, contribuem para o surgimento de sintomas depressivos, pois aumentam a inflamação do corpo.
Além disso sabe-se que os agrotóxicos são extremamente prejudiciais para a nossa saúde física e mental, quanto mais você conseguir aumentar o consumo de alimentos orgânicos melhor será para sua saúde. No Brasil o consumo desses alimentos ainda não está à disposição de toda a população, seja por uma questão financeira ou pela dificuldade de encontra-los, mas sempre que possível de prioridade a eles.
Resumindo, se você quer evitar ou melhor sua depressão tente se alimentar melhor, coma mais frutas, verduras e legumes (se possível orgânicas), como mais carnes magras, peixes, cereais, oleaginosas, leguminosas… Varie bastante os alimentos do seu prato, e evite alimentos ultra processados.
Pratique mais atividades físicas, isso aumenta a produção de hormônios da felicidade como a serotonina. Tome 20 minutinhos de sol todos os dias para aumentar sua produção de vitamina D.
Procure realizar mais atividades que te dão prazer, converse, de risada, esteja cercado de pessoas que fazem você se sentir bem, viaje, dance, curta a vida.
A depressão normalmente não surge por uma única causa, normalmente ela é a somatória de diversas situações.