Fiquei 3 dias sem plástico – Veja como foi!
19/06/2018
Corridinha para os Pequenos: Corrida Cartoon em São Paulo
04/08/2018
Exibir tudo

ESPECIAL COPA DO MUNDO – Por que colocar seu filho(a) para fazer futebol

Eu gosto muito desse ritmo de Copa do Mundo que estamos vivendo! É um dos grandes momentos em que exaltamos o esporte e vemos como o preparo físico dos jogadores faz toda a diferença jogo a jogo, especialmente nesta fase de oitavas de final, em que cada jogo é uma decisão. Alguns dos duelos se estendem para além dos 90 minutos, adiando a decisão para os pênaltis, situação que exige muito mais de cada atleta.

Além de estarem preparados fisicamente, os jogadores também têm de estar prontos psicologicamente para entrarem nas disputas. Perder um jogo faz parte, assim como a vitória, que deve ser celebrada! E manter esse equilíbrio é um dos ensinamentos que o esporte proporciona para pessoas de todas as idades. Não é todo dia que ganhamos e nem sempre que perdemos.
Eu quis trazer essa reflexão aqui para o blog para falar sobre como é valioso colocar o seu filho ou sua filha para treinar futebol. Existem escolinhas que fazem um trabalho muito bacana com os pequenos, mas é fundamental conhecer bem o local e os profissionais, pois cada fase da infância precisa de atividades físicas adequadas.

4 Benefícios que o Treino de Futebol Oferece Para as Crianças



As crianças entre 6 e 10 anos estão vivendo o momento de iniciação esportiva. Elas podem ser expostas aos jogos coletivos sem nenhuma restrição, como o futebol, pois poderão explorar sua motricidade, correr, aprender a compartilhar e celebrar as conquistas. Entretanto, nesta fase não se estimula a competitividade, tendo em vista que, para as crianças, o jogo ainda é o momento que elas relacionam com a brincadeira.

Com as crianças mais velhas, com mais de 10 anos, já é possível trabalhar o futebol como um jogo de competição, na qual as técnicas podem começar a ser desenvolvidas e elas podem se identificar com os espaços nos quais desejam atuar. As meninas e os meninos podem ser colocados em escolinhas de futebol. Mas, como eu disse acima: escolha bem a escolinha, pois as crianças devem se sentir felizes, realizadas e saudáveis com a prática desse esporte – aliás, de qualquer esporte.

Independentemente da idade, separei 4 benefícios que o futebol agrega para a vida das crianças:
1. Relacionamento interpessoal: o futebol é um esporte coletivo, por isso, é valioso para as crianças se socializarem. Os meninos e as meninas podem jogar juntos, aprendem a respeitar os limites de cada um e compreendem que trabalhar em equipe resulta no gol, no sucesso do time.

2. Respeito: de acordo com cada idade, o profissional que está trabalhando com as crianças pode definir regrinhas para serem cumpridas. Isso faz parte do desenvolvimento da criança, de entender o que o professor solicitou e realizar aquela atividade, que deve ser celebrada ao final!

3. Saúde: o futebol envolve vários componentes físicos que são fundamentais para o desenvolvimento corporal das crianças, como a corrida, a coordenação motora e o equilíbrio para chutar a bola. Esses elementos ajudam a aumentar a oxigenação sanguínea e fortalecer o coração.

4. Diversão: eu já falei anteriormente, mas vou reforçar: as crianças devem praticar esportes que as deixem felizes! Pressioná-las para a vitória ou impor regras rígidas podem afastar as meninas e os meninos do futebol e não queremos isso. O futebol é, por si só, um esporte alegre e é assim que ele deve ser praticado pelas crianças.
E se você, assim como eu, está torcendo pelo nosso país nessa Copa do Mundo, lembre-se de fazer isso de forma saudável. Neste artigo aqui, eu separei algumas dicas de snacks saborosos e saudáveis para comer durante os jogos! Vai lá, Brasil!
Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *