Bursite Trocantérica – Dor no quadril do corredor
15/07/2019
Boost Run SP – Adidas está de volta ao calendário de corrida de São Paulo
31/07/2019
Exibir tudo

Dicas de alimentação para corredores

Corrida x Alimentação

Para garantir um bom desempenho e manter a saúde em qualquer atividade física, a boa alimentação é fundamental.

A nutricionista Leusimar Nunes, preparou algumas dicas que farão toda a diferença para quem quer fazer bonito antes, durante e depois da prova.

Antes do início das atividades, Leusimar recomenda a ingestão dos chamados carboidratos complexos, alimentos de baixo índice glicêmico que demoram mais a ser digeridos. Entre as opções estão pães e torradas integrais, frutas acompanhadas de grãos e sementes como linhaça, granola e aveia. Também é importante ingerir bastante líquido, de preferência água ou água de coco para iniciar a prova bem hidratado.

“O ideal é se alimentar bem até uma hora antes da corrida ou fazer uma refeição leve quanto faltarem 30 minutos para o início da atividade”, recomenda Leusimar. “Alimentos termogênicos naturais também são indicados, como canela, gengibre, cacau, chá verde e óleo de coco”.

Produtos muito gordurosos e alimentos compostos de carboidratos simples, como açúcar e doces em geral, devem ser evitados, completa a nutricionista.

Após a corrida, Leusimar recomenda uma alimentação focada na recuperação muscular. O ideal é se alimentar logo depois da atividade, de acordo com as condições físicas de cada um.

Entre os alimentos mais recomendados para a recuperação pós-corrida estão as proteínas, como carnes, queijos, ovos, iogurtes e grãos, entre eles feijão, soja, grão de bico e lentilha. Carboidratos também devem compor a refeição.

Corrida x Alimentação

Oleaginosas como castanha do Pará, nozes e avelãs também são bem-vindas após a atividade. Alimentos ricos em ômega 3 dão mais fluidez ao sangue, melhorando a oxigenação muscular e diminuindo riscos cardíacos. Entre as opções estão azeite extra virgem e peixes como salmão, atum e sardinha.

SUGESTÕES DE LANCHES

Antes da prova

· Salada de frutas com chia, granola e linhaça

· Banana com aveia, linhaça e chia

· Iogurte desnatado com granola

· Pão integral com pasta de ricota e suco de frutas

· Batata doce, banana da terra, tapioca

· Shake verde termogênico: 200 ml de suco de maçã, 1 banana, 2 colheres de couve, 1 colher de aveia,2 castanhas e pedaços de gengibre.

· Shake vermelho antioxidante: 200 ml de chá de hibisco, 1 ameixa sem caroço, 1 pedaço de beterraba crua, 2 castanhas de caju.

Depois da prova:

· Pão integral com pasta de atum, frios, cottage, ricota, iogurte

· Torrada integral com frios, pastas de proteínas, vitaminas de frutas

· Salada de frutas com iogurte ou cottage

· Vitamina de frutas com iogurte, aveia, quinoa, chia

· Omelete

· Panqueca de banana: 1 banana, 1 ovo, 1 colher de aveia, amassar a banana, bater o ovo e misturar os ingredientes e colocar na frigideira.

Rackel Rotondo
Rackel Rotondo
Relações Públicas pela universidade Metodista e assessora digital do G-RealFit. Com a Giuli desde 1992... Não, peraí, isso é outra história. Idealizamos o G-RealFit em 2014 e desde então trabalhamos para desenvolver essa ideia: ela na linha de frente e eu nos bastidores ;) disseminando informações que agreguem qualidade de vida e bem estar para pessoas comuns, como eu e você! Vem com a gente ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *