Consumo de sal e obesidade

Cozinha bagunçada = Comer mais e pior !
07/04/2016
Corredoras tem menor probabilidade de morte após diagnóstico de câncer de mama !
20/04/2016

Não é nada novo escutar que o excesso de sal faz mal a saúde, porém o que o consumo de sal e a obesidade tem em comum ?

sal na saladaSabemos que o excesso de sódio é responsável por aumento da pressão arterial, aumento de retenção de líquidos entre outras coisinhas já bem conhecidas, mas recentemente foi publicado um estudo pela revista americana Hypertension mostrando que revelou que o excesso de consumo de sal refinado aumenta o risco de desenvolver obesidade, independente da quantidade de calorias ingeridas pelo indivíduo !

O que exatamente o estudo mostrou foi que a cada grama a mais de sal ingerida por dia ( máximo de 5g segundo OMS), o risco de obesidade aumenta 28% em crianças e 26% em adultos.

himalayan-pink-saltE vamos ficar atentos ao fato de que o grande problema não é o sal em si, mas sim o seu refinamento, portanto dê preferências a opções mais saudáveis de sal como por exemplo o sal rosa, sal marinho ou até mesmo o sal grosso !

Outra dica importante, lembre-se do sal escondido durante seu dia, a grande maioria dos alimentos indutrializados, doces e salgados, apresentam sal na sua composição por essa razão a indicação é reduzir drasticamente também o consumo desses produtos !

 

Por Dra Giulianna Pansera

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *