Como parar de fumar sem ganhar peso? Sim, é possível e você vai conseguir !!!

Kefir – um super alimento !!!
09/06/2015
O Cafézinho de Todos os Dias – saiba seus benefícios !
14/06/2015
Exibir tudo

Como parar de fumar sem ganhar peso? Sim, é possível e você vai conseguir !!!

Todos nós conhecemos um tabagista e também conhecemos alguém que disse que ganhou peso após parar de fumar !!!

Mas isso é real ?

Parar de fumar realmente faz engordar ?

fumarNa realidade estudos mostram que quatro entre cada 5 pessoas que pararam de fumar ganham peso, esse ganho geralmente gira em torno de 2 a 5kg em média. Por[em os estudos também mostram que 6 meses após cessar o tabagismo a maioria das pessoas já perdeu um pouco desse peso que ganhou.

 

 

Mas porque ocorre esse ganho de peso?

Existem fatores comportamentais e químicos envolvidos nesse processo.
Existem trabalhos na área que mostram que a nicotina tem um efeito anorexígeno, o que irá causar uma diminuição da ingestão de alimentos durante o período que o indivíduo for tabagista. Porém ainda é uma questão em estudo mas que não pode ser descartada.
Além disso outros estudos sugerem que a nicotina também é responsável por um aumento imediato do gasto energético após o ato de fumar o que também causa um aumento dos batimentos cardíacos.
Outro fator é o de que o fumante costuma utilizar o cigarro para se acalmar durante um período de ansiedade, e portanto após cessar esse hábito ele o substitui por se alimentar durante os períodos de ansiedade aumentando assim a quantidade de calorias ingeridas, favorecendo ao ganho de peso.

Em estudos com animais geralmente ocorre aumento da ingestão com a parada do tabagismo, principalmente de alimentos doces, atribuído às modificações nos níveis de substâncias reguladoras que afetam o consumo alimentar e à compensação de uma necessidade psicológica daqueles que deixam de fumar.

Fat-SmokerO que podemos observar é que o indivíduo tabagista, na grande maioria, é sedentário e possui uma alimentação não muito saudável, após a interrupção do ato de fumar esse terá uma diminuição do efeito anorexígeno da nicotina e também uma diminuição do seu metabolismo basal, porém a ingestão de calorias será a mesma ou ainda maior com uma preferência por alimentos doces e gordurosos. Esses fatores associados a um estilo de vida sedentário favorecem o ganho de peso.

O que o ex-tabagista poderá fazer para evitar esse ganho de peso é iniciar uma rotina de atividades físicas diária, pode começar com pequenas caminhadas de 30 minutos todos os dias, e procurar uma nutricionista para elaborar um plano alimentar saudável. Outro hábito importante é se pesar pelo menos 1x por semana para acompanhar a evolução do peso, indivíduos que não se pesam ganham peso mais facilmente.

 

Por Dra. Giulianna Pansera

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *