Telemedicina: CFM regulamenta atendimentos online no Brasil
06/02/2019
Exibir tudo

Cirurgia Bariátrica como Tratamento do Diabetes

Oi, pessoal! Vocês já concluíram alguma das metas de ano novo?

Eu sei que muita gente está objetivando emagrecer neste ano. Se for de forma saudável, com acompanhamento de endócrino, nutricionista e exercícios, bora lá! Nada de dietas malucas que coloquem em risco a saúde.

E, por falar em emagrecimento, depois que fiz aquele especial sobre atletas com diabetes, eu recebi muitas mensagens de pessoas me perguntando sobre a cirurgia bariátrica como tratamento do diabetes. Então, resolvi falar sobre esse tema.

O QUE É A CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é um procedimento invasivo para redução do estômago. Há 20 anos, a cirurgia passou a ser feita também via videolaparoscopia (quando é possível visualizar a cavidade abdominal com uma câmera e, assim, fazer a cirurgia) e esse processo reduziu bastante a necessidade e o tamanho das incisões.

Existem diversos tipos de procedimento que configuram a cirurgia bariátrica e que já são aprovados pelo Conselho Nacional de Medicina: by-pass gástrico, gastrectomia vertical, duodenal switch, banda gástrica e gastroplastia endoscópica.

diabetes x obesidade

De acordo com o perfil do paciente e com os resultados que ele precisa obter, um dos procedimentos acima é indicado. Isso porque cada uma das cirurgias tem as suas próprias características, tais como: percentual de perda de peso, que varia de 20% a 45%, algumas delas são reversíveis e outras não, algumas são indicadas para pacientes bastante obesos e assim por diante.

Isto quer dizer que não basta querer fazer a cirurgia para emagrecer. A intervenção somente é indicada para casos extremos, em que atividades físicas, controle alimentar e remédios já não surtem mais efeito na pessoa.

QUANDO A CIRURGIA BARIÁTRICA É INDICADA COMO TRATAMENTO DO DIABETES

Um dos efeitos da cirurgia bariátrica é a eliminação da gordura visceral, que é justamente uma das que mais resiste à insulina. Portanto, ao estudarem os efeitos colaterais que a bariátrica tinha nos pacientes operados, os médicos identificaram que a cirurgia tinha efeito positivo na redução ou remissão do diabetes, mesmo antes do paciente começar a emagrecer.

Por isso, essa intervenção cirúrgica passou a ser indicada para casos em que os remédios para tratamento do diabetes tipo 2 (quando a pessoa produz insulina, mas não mantém a glicose em níveis normais) já não estavam respondendo adequadamente.

Mas, não é só isso: para ser indicado à cirurgia como tratamento do diabetes, o paciente precisa apresentar também IMC – Índice de Massa Corporal – entre 30 e 34,9 kg/m². Aliás, esse índice foi reduzido recentemente pois, até 2017, esse valor tinha de ser superior a 35 kg/m².

ENTÃO, A CIRURGIA BARIÁTRICA É A SOLUÇÃO PARA O DIABETES?

A cirurgia bariátrica somente é indicada para pessoas obesas, isto é, que têm o IMC acima de 30 kg/m². Se a pessoa com diabetes tiver IMC inferior a este valor, ela deverá continuar o tratamento tradicional, com terapia medicamentosa, alimentação controlada e atividades físicas.

E mesmo para aqueles que passam pela cirurgia, não significa dizer que estão livres do diabetes. Como eu disse, há casos de remissão total, mas há casos em que o diabetes vai precisar ser controlado continuamente. E para qualquer uma das situações, o acompanhamento de uma junta médica – endócrino, nutri e psicólogo – é necessário mesmo depois da operação.

E para todos os casos, inclusive pessoas que não estão obesas e não tem diabetes, a alimentação saudável e a prática de exercícios devem ser estabelecidas como metas de vida!

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e, hoje, vou ficando por aqui! Até a próxima!

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

1 Comment

  1. Maria disse:

    Obrigada ADOREI !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *