6 Majors – Maratona de Boston
02/09/2018
Exibir tudo

Campeonato Mundial de Ultramaratona 2018

IAU

Oi, pessoal! No último final de semana, dia 8 de setembro, aconteceu o Campeonato Mundial de Ultramaratona 2018. Este campeonato se chama IAU 100K World

Championships e é promovido pela International Association of Ultrarunners. Além desta corrida, que é o carro-chefe da associação, outras competições também são organizadas por ela.

 

Essa foi a 30ª edição do Campeonato Mundial de Ultramaratona que acontece a cada dois anos, sempre em países diferentes. Em 2018, a competição contou com 42 delegações e aconteceu na Croácia, em uma vila com menos de 3 mil habitantes, chamada Sveti Martin na Muri.

 

O circuito foi o seguinte: a primeira volta com 2,5 Km e mais outras 13 voltas com 7,5 Km cada, totalizando os 100 Km, entre subidas e descidas. O clima da região, normalmente, é fresco, mas surpreendeu os ultramaratonistas no final de semana da prova, pois estava bastante quente e seco.

 

A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO CAMPEONATO MUNDIAL DE ULTRAMARATONA

 

O Brasil esteve presente e, dessa vez, com a maior delegação de sua história no Campeonato Mundial de Ultramaratona: 17 atletas e mais 2 pessoas da equipe técnica. A expectativa era alta, tendo em vista a preparação dos atletas e a referência da ótima colocação alcançada em 2016, que foi o nono lugar (foram 38 países em 2016).

 

Neste ano, a delegação brasileira que participou do Campeonato Mundial de Ultramaratona alcançou o 14º lugar, uma excelente posição. Os atletas mais bem colocados do Brasil foram Felipe Costa, com 7h19m11s, tempo que lhe rendeu o 31º lugar entre os homens, e Luiza Tobar, com o tempo de 8h23m20s, ficando na 29ª colocação entre as mulheres.

 

QUAIS OS EFEITOS CAUSADOS AO CORPO EM UM CAMPEONATO MUNDIAL DE ULTRAMARATONA?

 

Se uma maratona, com 42 Km, exige preparo físico prolongado, com início entre 4 e 6 meses antes da prova, vocês podem imaginar o tamanho da demanda do nosso organismo para a participação em um Campeonato Mundial de Ultramaratona. Aliás, é além do físico: o preparo psicológico é indispensável também.

 

Por isso, eu trouxe um quadro com os possíveis efeitos que qualquer tipo de competição com grande esforço pode causar ao nosso corpo, para vocês terem ideia do quão importante é estar preparado para encarar provas assim.

 

Pessoal, atenção! Não é para vocês ficarem assustados. O que eu quero é disponibilizar acesso às informações e destacar a importância de ter profissionais especializados acompanhando decisões relacionadas à saúde, como nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos e assim por diante.

 

 

E eu fico por aqui, lembrando que ainda estou me preparando para a minha próxima maratona, em Chicago. Ela faz parte das Six Majors (já participei em 2017, da prova em Berlim) e eu estou bastante ansiosa! Até a próxima!

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *