Nada de plástico! Maratona de Londres distribui água em cápsulas de algas
06/05/2019
Corrida x Alimentação
Dicas de alimentação para corredores
24/07/2019
Exibir tudo

Bursite Trocantérica – Dor no quadril do corredor

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que em junho deste ano eu estava preparada para correr a minha terceira maratona – a Maratona de Porto Alegre. Porém, quando cheguei no km 26 tive que parar por conta de uma dor muito forte na região do quadril: a Bursite Trocantérica.

Quem já se preparou para uma prova desse tipo sabe o quanto é frustrante não conseguir concluir ou até mesmo não atingir o desempenho esperado. Eu fiz um vídeo sobre a viagem e a prova:

Chegando em São Paulo, fui investigar o que poderia ser essa dor tão intensa no quadril e descobri que, graças a Deus, não foi nenhuma lesão mais séria. Mas sim a tal da Bursite Trocantérica, que seria uma inflamação em umas “bolsinhas” que ficam na parte superior do fêmur.

E por que acontece isso? Pode ser excesso de peso, excesso de treino, problemas na postura, fraqueza nos músculos que sustentam o quadril. Eu sei por que aconteceu isso comigo, por mais que eu sempre reforce com vocês que o corredor sempre deve fazer os exercícios de fortalecimento, não apenas correr, certo?

Bursite Trocantérica

Infelizmente, durante esse ciclo da Maratona de Porto Alegre, a minha vida não estava tão regradinha e a correria acabou fazendo com que eu me exercitasse menos do que deveria, me tornando um exemplo vivo do que NÃO FAZER!

Desobedeci algumas orientações do meu treinador Júlio (que vocês já conhecem), ele sempre me cobrando os treinos e eu sem tempo de ir. Agora, precisei ficar um tempo sem treinar nadinha, voltando aos poucos com treinos sem impacto. Esse é o preço que tive que pagar pela falta de preparo, além de não conseguir concluir a Maratona.

O tratamento para a Bursite Trocantérica é feito com anti-inflamatórios, gelo, interrupção da atividade física até a dor acabar e fisioterapia. Tratamentos específicos para esse tipo de problema!

Não ignorem os sinais do corpo. Eu sentia dores no quadril antes, as vezes dormindo, as vezes quando ficava um pouquinho mais de tempo em pé. Não negligenciem treinamento, fortalecimento, preparo adequado. Aconteceu comigo e estou passando para vocês a informação e espero que sirva de aprendizado para que não aconteça com vocês, também.

Se já aconteceu com você ou passou por algo parecido, comenta comigo aqui embaixo e a gente vai trocando informações e conhecimento! 😉

Assista o vídeo sobre Bursite Trocantérica no meu canal

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *