Suco de beterraba para melhorar a performance !!

Campanha Pede que Mulheres “Chequem seus Seios”
14/10/2014
Suplementos – BCAA
28/10/2014

Ela pode não ser um dos alimentos mais queridos do cadápio por aí, mas definitivamente é excelente para nossa saúde e ainda por cima pode ajudar na sua performance !!

A beterraba vem se mostrando importânte aliada na vida do esportista e um dos motivos é que ela ajuda a aumentar a produção óxido nítrico (NO) !

O Óxido Nítrico (ON) é uma importante molécula presente nas células do nosso corpo. Ele é produzido pelo próprio organismo a partir da oxidação do aminoácido L-arginina. Produzido pelos vasos sanguíneos do corpo, esse gás está envolvido no mecanismo que controla a memória tardia e no sistema cardio vascular. O NO desempenha um papel fundamental na regulação de diversas funções biológicas vitais. A falta dele no organismo pode facilitar o aparecimento de diversas doenças crônicas.

Com o passar do tempo a produção do NO no corpo diminui (principalmente depois dos 40 anos), mas alguns alimentos ajudam a aumentar a quantidade de óxido nítrico no organismo, como a beterraba e a couve.

suco-de-beterraba

Mas como exatamente isso ocorre? Na realidade a beterraba rica em nitrato e este é absorvido e estocado nas células musculares em forma de nitrito, aumentando a capacidade da célula em produzir NO, esse por sua vez é responsável por causar vasodilatação aumentando assim a oxigenação dos tecidos, fato importantíssimo para a musculatura !

Além de aumentar o fluxo sanguíneo nas células musculares, alguns trabalhos vêm demonstrando que o NO também é responsável por aumentar o influxo de cálcio nas células musculares e melhorando a ação mitocondrial, ou seja melhora a produção de ATP o que acaba por melhorar a função muscular !

Causas da Queda na Produção de NO

A redução da produção de NO pelo organismo pode ser resultado da genética ou de fatores ambientais, como o uso excessivo de antibióticos, o uso de antissépticos bucais, de anti-inflamatórios e outros medicamentos. Também contribuem para a queda a falta de atividades físicas, má alimentação e tratamento de hemodiálise.

Doenças cardíacas e outras, como diabetes e pressão alta, são influenciadas pela falta de NO. Já existem novas terapias a base de remédios, mas esses alimentos também podem auxiliar na produção, além de serem saudáveis e ótimas para a nossa saúde.

Que tal incluir a beterraba no seu pré-treino?

A indicação da American Heart Association é de 250ml por dia !!

 

Por Dra. Giulianna Pansera

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

2 Comments

  1. Antonio disse:

    Já ensaiei mil vezes deixar uma mensagem no teu insta. Sempre pratiquei esporte, passei aproximadamente 5 anos parado. Nos últimos dois anos adquiri um péssimo hábito alimentar chegando até mesmo a tomar café da manhã com coxinhas, pastéis e cachorro quente. Bem, to acompanhando teu insta a aproximadamente 3 ou 4 meses. Nesse período observando acabei sendo motivado e já se foram 18kg dos 130 que eu tinha alcançado com apenas 29 anos. A um mês e meio retomei os treinos musculação, corrida leve e boxe. Minhas calças passaram do 50 para o 44 e o melhor de tudo na mudança foi poder cozinhar para a minha filha a mesma comida que como. Ela tem apenas dois anos, sempre amei cozinhar, mas tinha que preparar a comida dela separadamente, já que a minha era totalmente inadequada. Hoje em dia ela come tudo que preparo. Um pequeno passo pode mudar tudo para sempre e o que importa no final é como você toca positivamente a vida das pessoas. Parabéns pelo exemplo, pelo trabalho. Obrigado.

    • giulirp disse:

      Antonio, historias como a sua que nos motivam a continuar mostrando para todo mundo o quanto podemos mudar nosso corpo e nossos hábitos, apesar das dificuldades e tentações! Fico muito feliz que esteja aproveitando essa oportunidade com sua filha, pois devemos dar o exemplo para as crianças.
      Caso se sinta confortável, envie suas fotos do antes e depois que postaremos na parte de inspirações 😉
      Continue firme e parabéns. Obrigada pela sua mensagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *