14ª Edição do Desafio 30 Dias Para Secar
22/07/2018
#tbt de sucesso – Conheçam Cris da Costa
23/08/2018
Exibir tudo

Barrinhas: Mitos x Verdades e Como Escolher a Melhor

Oi, pessoal! Já fazia um tempo que eu queria falar sobre isso, as barrinhas. Percebi que este seria o melhor momento, durante a 14ª Edição do Desafio 30 Dias Para Secar, pois recebo muitas perguntas sobre isso e também pessoas que acreditam estar se alimentando corretamente, mas na verdade, comprando barrinhas que não são tãão saudáveis assim!

Esse alimento se popularizou porque é de fácil acesso, disponível em supermercados e até mesmo farmácias. Normalmente, tem um custo acessível e as pessoas podem levar para qualquer lugar. Mas, não podemos nos enganar e comprar qualquer barrinha achando que é um alimento funcional ou super saudável. Quando falei sobre a gordura trans, eu disse como é importante ficar atento ao rótulo de tudo que consumimos e isso é válido, também, para as barrinhas.

Então, eu trouxe aqui uma relação de mitos e verdades sobre esse produto, para que ele seja um aliado e não um vilão na sua rotina. E, no final, eu separei uma receita para você fazer a sua própria barrinha e não precisar mais se preocupar ao comprar esse alimento. Fique tranquilo, a receita foi aprovada pela Clarissa Pansera, nutricionista e minha irmã!

 

VERDADES E MENTIRAS SOBRE AS BARRINHAS

 

  1. O INGREDIENTE MAIS IMPORTANTE DA BARRINHA É O CEREAL

VERDADE. Se estamos falando deste tipo de barrinha, é fundamental que o produto escolhido tenha como primeiro item de sua composição o cereal. Aliás, dica importante ao ler a composição do produto no rótulo: as empresas ordenam de forma decrescente os elementos que compõem o alimento, por isso, neste caso, o cereal precisa ser o primeiro item da lista. Se começar com açúcar, já pode dispensar.

 

  1. NÃO IMPORTA MUITO A QUANTIDADE DE FIBRAS NA BARRINHA DE CEREAL

MENTIRA. Para ser considerada um alimento funcional, a barrinha precisa oferecer, no mínimo, 3g de fibra por unidade (considerando uma barrinha de 30g). A fibra oferece sensação de saciedade e essa é a quantidade mínima necessária para esse fim. Mas, não se engane achando que a barrinha ajuda a flora intestinal: um adulto precisa ingerir, no mínimo, 20g de fibra por dia para suprir a necessidade do organismo.

 

  1. BARRINHAS DIET TÊM MENOS CALORIAS

MENTIRA. O que as barrinhas diet não têm é o açúcar. E isso não significa que têm menos calorias, então, ao selecionar a sua barrinha, mesmo que diet, fique atento ao valor calórico ou energético. Essa informação é, normalmente, a primeira que aparece na tabela nutricional.

 

  1. NEM TODA BARRINHA TEM CEREAL

VERDADE. Tem muita barrinha no mercado que não tem cereal na sua composição. Normalmente, essas barrinhas são compostas por uma mistura de oleaginosas, conhecidas também como nuts: castanhas, amendoim, amêndoas, caju, nozes. Aliás, embora essas barrinhas sejam uma boa ideia, eu sugiro que você monte o seu próprio mix de nuts, pois sai muito mais barato. Eu falei sobre isso nessa matéria aqui.

 

  1. É MELHOR COMER A BARRINHA DE NUTS DEPOIS DO TREINO

VERDADE. As oleaginosas oferecem maior valor energético e proteínas, por isso, ajudam o organismo na prática de exercícios. Alimentos ricos em proteína ajudam a repor as fibras musculares.

 

Eu concordo que as barrinhas são super práticas no dia a dia. Por isso, eu também trouxe para você uma receita de barrinha de cereal bem simples para fazer em casa:

 

INGREDIENTES

  • 1 e ½ de xícara de aveia
  • ¼ de xícara de coco ralado em flocos grossos
  • ½ xícara de frutas secas de sua preferência
  • ½ xícara de mel natural
  • ½ xícara de pasta de amendoim (eu ensino a fazer a pasta de amendoim aqui)
  • ½ xícara de castanhas de sua preferência
  • 1 e ½ colheres (sopa) de chia ou linhaça
  • Pitadinha de sal e canela

 

MODO DE FAZER

  • Misture tudo em um recipiente grande até obter quase que uma massinha úmida.
  • Coloque toda a massa em uma forma e pressione bem para que todos os ingredientes fiquem bem grudadinhos.
  • Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos, para que fique mais fácil de cortar.
  • Corte em mais ou menos 12 barrinhas e embrulhe-as em papel alumínio para levar com você.

Me conta nos comentários o que achou da receita!

Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *