Toda mamãe sonha em retornar ao peso de antes da gravidez mas deixa de se dedicar mais aos exercícios e cuidar da alimentação com medo de que isso prejudique de alguma forma a amamentação !
Eu retomei os exercícios leves após 15 dias do parto cesária e exercícios mais intensos e de força após 3 meses, amamentei exclusivamente no peito o meu filho por 6 meses e no total 1 ano e 6 meses amamentando, sempre me exercitando muito e mantendo uma boa dieta .
Então vamos aqui desmistificar essa questão e te ajudar. Listo abaixo alguns trabalhos e seus principais trexos sobre esse assunto !
” Um programa ideal deve ser realizado na maior parte dos dias da semana, com a duração das sessões variando entre 30 e 90 minutos, de forma contínua ou não. É importante fazer com que o hábito de se exercitar se transforme em algo tão natural como, por exemplo, cuidar da própria higiene…
… Os exercícios no período pós-parto, não existindo complicações, iniciam-se 30 dias após o parto normal e 45 dias após a cesariana, aplicando-se os mesmos princípios utilizados para a prescrição de exercícios na população em geral. O retorno às condições pré-gestacionais, especialmente em atletas, dependerá do grau de aptidão que a mulher mantiver durante a gestação.
…Possíveis influências do exercício na fase de amamentação foram avaliadas em um ensaio randomizado que analisou os efeitos de atividades aeróbias realizadas a 60-70% da FC de reserva, durante 45 minutos, cinco vezes por semana, não se observando nenhuma diferença significativa no volume e na composição do leite materno após 12 semanas. A única diferença significativa observada neste estudo foi um aumento de 25% no O2máx do grupo ativo.Conclui-se, portanto, que o exercício físico é seguro para o lactente e eficaz para a mãe no período pós-parto.”
“A recomendação da atividade física após o parto também vai depender do condicionamento físico, do estado de saúde e da motivação da mãe e das metas propostas.
A atleta pode retornar as atividade físicas leves já na primeira semana após o parto e ir incrementando gradualmente a intensidade, devido a que muitas das mudanças só desaparecem em um prazo que varia de uma a oito semanas…
…A lactação não é incompatível com atividade física moderada (38) mas é importante a mulher manter uma adequada hidratação e nutrição…
…Podemos concluir que exercícios maternos moderados e talvez mesmo intensos durante a lactação não impede a aceitação, o volume e a qualidade de amamentação do bebê”
“Durante o período pós-parto, muitas mulheres estão ansiosas para emagrecer e recuperar o tônus muscular. O exercício é muitas vezes recomendado como uma alternativa à dieta devido aos seus benefícios conhecidos para a manutenção de massa magra, aumentando a perda de gordura, e melhorando sua capacidade cardiovascular…
… De outro modo os efeitos fisiológicos de exercício servem para proteger o aleitamento em face de um déficit de energia. A Prolactina, o hormônio indutor da produção de leite, aumenta em resposta a um ataque agudo de exercício (50-52). Se este aumento temporário da prolactina tem qualquer efeito sobre o desempenho da lactação não é conhecido…
Agora sobre a quantidade de calorias e água que a mulher que amamente deve consumir vou explicar aqui …
Se a mulher praticar atividade física a recomendação é um pouco maior ! Por esse motivo é sempre interessante ter o acompanhamento de um profissional da área de nutrição para orientá-la quanto ao quanto comer e o mais importante, ao que comer ! Lembrando sempre que não importa se o alimento é pouco calórico se ele não for saudável !
Água também é super importante durante a amamentação, as mamães que amamentam necessitam 2 a 2.8litros por dia, e novamente, se essa mulher estiver praticando atividades físicas essa quantidade aumentará dependendo da intensidade e condições climáticas ! Lembrando que essa água será proveniente da água que beber, obviamente, mas também da que estará incluída nas outras bebidas e alimentos !
Agora que você já sabe que é seguro e que se cuidar durante a amamentação não te fará mal e nem ao seu bebê que tal começar com uma caminhadinha para colocar o corpo para trabalhar ?!
Por Dra Giulianna Pansera ( @giulirp e @g.realfit.run )
1 Comentário
Bem mais confiante agora que li esse poster