Como aliar a prática do esporte à saúde do joelho
23/09/2018
Exibir tudo

6 Majors – Maratona de Chicago

Ela chegou, finalmente! Eu fui e vou contar tudo para vocês!!!

Oi, pessoal! Quem já assistiu ao vídeo ou acompanhou meus posts pelo Instagram sabe como eu  estava animada com a Maratona de Chicago e como foi emocionante ter o privilégio de, mais uma vez, participar de uma 6 Majors. A prova aconteceu no dia 7 de outubro e foi a 41ª edição dessa corrida, que é tradicionalíssima no mundo todo.

A estrutura dessa prova é maravilhosa, capaz de receber com muita organização todos os quase 40 mil atletas que estavam inscritos. Uma semana antes, a organizadora enviou para os participantes um QR Code, para facilitar a localização do guichê para retirada do kit. E, mesmo assim, encarei uma super fila para conseguir retirar o meu kit na sexta-feira, dia 5.

 

 

Quando esse evento acontece, a cidade de Chicago fica com uma atmosfera esportiva muito gostosa. As pessoas esperam ansiosas, querem torcer e vibrar com cada corredor. É bem emocionante.

 

COMO FOI A 41ª MARATONA DE CHICAGO

A Maratona de Chicago é uma das 6 Majors, um circuito com as 6 mais importantes maratonas do mundo. Além de Chicago, as outras cidades desse seleto grupo são: Berlim, Londres, Tóquio, Nova York e Boston. Em 2017 eu corri da Maratona de Berlim e já contei tudo aqui nestes vídeos.

Então, a minha expectativa estava lá em cima com a Maratona de Chicago e, a prova não podia ter me surpreendido mais! Tudo é bem organizado, impossível alguém se perder mesmo com a quantidade de gente lá. Além dos maratonistas, tem toda a organização (são milhares de voluntários), a imprensa, os torcedores. Mas, tudo funcionou muito bem.

No dia anterior à Maratona de Chicago, no sábado, a chuva tinha dado uma trégua e até saiu um solzinho, mas durante a madrugada choveu bastante. Pouco tempo antes da largada a chuva tinha cessado e ao longo da prova, ela voltou algumas vezes. A temperatura estava em torno de 15o C; frio, mas suportável para correr. Eu fui a pé para a prova, pois meu hotel era bem perto do centro, o ponto da largada, que é no Grant Park.

O percurso dessa prova é muito gostoso. Não é uma prova sofrida, pois é praticamente toda plana, por isso, sempre tem muitas quebras de recordes.

Por falar nisso, eu bati o meu próprio recorde e estou tão orgulhosa! Em relação à Berlim, eu fiz a Maratona de Chicago com 9 minutos a menos e cruzei a linha e chegada com 3:51:9! Legal, né? Muito treino!!!


 

Na prova feminina, quem ganhou foi queniana Brigid Kosgei, com 2:18:35. Assim como eu, esse foi o recorde pessoal dela. A atleta dominou a Maratona de Chicago, correu parte do percurso sozinha.

A prova masculina foi vencida pelo britânico Mo Farah, uma das estrelas aguardadas nesta prova. Ele alcançou o tempo de 2:5:11. Esse atleta já havia alcançado o terceiro lugar da Maratona de Londres, que aconteceu em abril deste ano. Corre demais!


COMO EU ME PREPAREI PARA A MARATONA DE CHICAGO 

Gente, como eu sempre falo para vocês, para correr uma maratona, meia-maratona, começar um novo esporte, enfim, precisa de preparo. Eu estava há meses me preparando para a Maratona de Chicago, me programei quase 1 ano atrás para correr bem esta prova. Eu fiz uma série de vídeos com o meu treinador, o Julio Dotti, que contam parte da minha rotina, dos treinos que fiz para definir minha evolução e chegar bem para a prova.

 

É claro que a ansiedade bateu, mas fui tranquila, preparada, com a cabeça em paz e conhecendo os limites do meu corpo.

Ah, e tem uma coisa importantíssima nisso tudo: a escolha dos tênis. Galera da corrida, eu fiz os 42,195 Km da maratona e não senti dor nos pés, nem tive bolhas, unhas machucadas, nada! Eu estava usando o Pureboost GO, da Adidas. Ele foi perfeito para a minha prova! Eu já falei sobre a importância de escolher os tênis certos para as corridas. Se você ainda não assistiu ao vídeo, separei o link aqui para você.

O que mais eu posso dizer? Fechamos essa séria das 6 Majors com chave de ouro! Participei da minha segunda maratona, bati meu recorde pessoal e estou muito feliz! E agora, quero novos desafios. Vocês sabem que eu não paro, né?

 

Obrigada aos amigos, à família, aos meus seguidores, que me apoiaram, me acompanharam e torceram por mim no dia 7 de outubro. Vocês são demais!


Giulianna Pansera
Giulianna Pansera
Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *