Corridinha para os Pequenos: Corrida Cartoon em São Paulo
04/08/2018
Campeonato Mundial de Ultramaratona 2018
13/09/2018
Exibir tudo

6 Majors – Maratona de Boston

Oi, pessoal! A Maratona de Boston é uma das provas que compõe o circuito das Six Majors, junto com as corridas de Berlin, Tóquio, Londres, Nova York e Chicago. E essa prova não é apenas mais uma, ela é "A MARATONA" das Majors, almejada por corredores de todo o mundo.

A prova acontece no mês de abril e, em 2018, foram mais de 30 mil inscritos, provenientes de mais de 100 países. Pela ala masculina, o vencedor foi o japonês Yuki Kawauchi, com 2h15min54s – esse corredor merece nossa atenção e eu já falo mais sobre ele. Pelo grupo feminino, a americana Desiree Linden cruzou a linha de chegada com 2h39min53s, mas a marca mais importante conquistada por ela foi garantir para os Estados Unidos a medalha de campeã depois de 30 anos de jejum americano.
O vencedor masculino da prova de Boston, Yuki Kawauchi é um verdadeiro campeão: além de ser amador, isto é, ele não vive do esporte e tem um trabalho em tempo integral, o japonês está no Guinness por ser o homem que mais correu maratonas com tempo inferior a 2h20min. Foram 79 maratonas abaixo deste tempo, em 80 participadas. Um sucesso! Se você já acompanhou algumas provas internacionais, pode até se lembrar dele, pois o maratonista já se fantasiou de panda e usou um terno para correr (não foi o caso da Maratona de Boston 2018). 

POR QUE A MARATONA DE BOSTON É TÃO IMPORTANTE



A Maratona de Boston tem muitos aspectos que a elevam ao patamar de "queridinha" das corridas internacionais. Eu listei algumas das principais características dessa competição:

  1. Diferentemente das outras majors, a Maratona de Boston exige um índice conforme faixa etária. Para 2019, a relação é a seguinte:

  • A prova exige bastante preparo físico, pois apresenta muitas inclinações e são poucos os trechos planos. É fundamental conhecer o percurso e traçar a melhor estratégia para concluir os 42 Km.

  • Em abril, o clima em Boston é de bastante frio e, normalmente, tem chuva. Em 2018, choveu durante toda a maratona e a temperatura máxima registrada foi de 5ºC, a menor dos últimos 30 anos de prova.

  • percurso-boston
  • A torcida presente na Maratona de Boston é emblemática! A cidade toda se prepara para receber os maratonistas e torcer por eles. As pessoas vão para as ruas com cartazes e frases de motivação para os participantes. É pura emoção! Aliás, eu bati um papo com a Yara Achoa, que está disponível no meu canal, e ela fala sobre isso.

  • Boston é considerada a segunda maratona mais antiga do mundo, datando de 1897. Perde apenas para a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, de 1896.

  • Um dos episódios históricos da Maratona de Boston aconteceu em 1967, quando Kathrine Virginia "Kathy" Switzer foi a primeira mulher a realizar a prova, vestida de homem, já que o “sexo frágil” estava proibido de participar dessa corrida. Um dos organizadores a empurrou durante a prova para tentar impedi-la de continuar. Somente em 1972 a participação feminina foi efetivada e, desde então, só cresce.




  • Em 2018, foram mais de 13 mil mulheres dentre os quase 30 mil inscritos.
    Quando eu participei da Maratona de Berlim, em 2017, tive a oportunidade de conversar com a Kathy e ela contou como foi correr contra o preconceito.
    Tem muita coisa especial que envolve essa maratona e que a torna tão importante no cenário de corrida. Eu espero participar desta prova um dia! Mas, como vocês sabem, eu estou me preparando para a Maratona de Chicago e, por isso, essa será a prova que vai encerrar a série das Six Majors. Abaixo, eu separei os links das outras matérias:

    6 MAJORS – Maratona de Nova Iorque Parte 1
    6 MAJORS – Maratona de Nova Iorque Parte 2
    6 MAJORS – Maratona de Tóquio
    6 MAJORS – Maratona de Londres
    6 MAJORS – Maratona de Berlim

    Chicago, aí vou eu!

    Acesse meu canal no YouTube e assista a série de vídeos onde eu falo sobre a preparação para a Maratona de Chicago!
    Giulianna Pansera
    Giulianna Pansera
    Eu sou a Dra. Giulianna Pansera, médica endocrinologista, mãe, maratonista e promotora da vida saudável. Eu escrevo este blog como forma de motivar as pessoas a estudarem mais sobre os benefícios que o estilo de vida saudável pode oferecer e apoiar as boas escolhas alimentares e esportivas. Você pode me acompanhar por aqui e em meus outros canais, no Insta e no YouTube. Em "Sobre a Giuli" você pode ver o meu perfil completo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *