10 dicas para ter uma alimentação saudável e incluir mais proteína no dia-a-dia
12/08/2019
Dez dicas para colocar o plano alimentar do nutricionista em prática
26/08/2019
Exibir tudo

10 Super Alimentos para o Humor

Muitos de nós acabamos escolhendo alimentos confortáveis ​​e indigestos quando a preguiça e o famoso “bode” entram em ação, mas alguns snacks saudáveis podem melhorar o humor e te ajudar a se manter mais saudável e feliz também. Confira estes 10 super alimentos para o humor.

1 – Tomate

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Medicina de Tianjin descobriu que as pessoas que comiam tomates de duas a seis vezes por semana tinham 46% menos probabilidade de sofrer de depressão do que os participantes que só comiam tomates uma vez por semana. Os pesquisadores acreditam que o antioxidante chamado licopeno, que é encontrado no tomate, pode ser o ingrediente que ajuda a proteger contra a depressão.

2 – Peixes Ricos em Ômega-3

Ácidos graxos ômega-3 são ótimos para a nossa saúde da pele, coração e olhos, e pesquisas sugerem que eles são igualmente benéficos para o nosso humor. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh School of Medicine descobriu que os participantes que tinham níveis mais baixos de ácidos graxos ômega-3 no sangue eram mais propensos a ser moderadamente deprimido e ter uma perspectiva negativa. Além disso, um estudo encontrou taxas surpreendentemente baixas de desordem afetiva sazonal em islandeses, onde a dieta é rica em peixes ricos em ômega-3.

3 – Abacate

Se você está se sentindo triste, ansioso ou com medo, o abacate pode ajudar a deixá-lo de melhor humor. Os abacates são uma boa fonte de folato, e pesquisas sugerem que a deficiência de folato pode estar por trás de medos irracionais e ansiedade. Abacates também são ricos em ômega-3, que também é bom para o humor e a saúde do cérebro.

4 – Chocolate

O chocolate é um impulsionador do humor bem conhecido, mas parece que suas propriedades que aumentam a felicidade são mais do que apenas o sabor. O chocolate é rico em substâncias estimulantes do humor, incluindo magnésio relaxante, anandamida tranquilizante e feniletilamina indutora do prazer, e descobertas publicadas na revista científica Nutritional Neuroscience sugerem que a comida pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão.

5 – Nozes

Nozes são o alimento de bom humor perfeito, oferecendo as propriedades combinadas de aumento de humor dos ácidos graxos ômega-3, vitamina B6 e triptofano.

As nozes também são uma boa fonte de folato (vitamina B9); a deficiência de que foi ligada à depressão. As nozes não apenas aumentam sua felicidade, mas também ajudam a aliviar a raiva. As nozes contêm ácidos graxos ômega-3 e zinco, e a pesquisa mostrou que a deficiência de ômega-3 pode contribuir para o comportamento agressivo, enquanto um estudo japonês sugeriu que o zinco pode aliviar a raiva nas mulheres.

6 – Castanha do Pará

Além de petiscar nozes, outra boa opção para adicionar à sua dieta é a castanha do Pará. Fonte extremamente rica do mineral selênio, com pesquisas sugerindo que apenas uma castanha do Pará por dia pode fornecer sua ingestão diária recomendada. Níveis baixos de selênio podem levar à depressão, irritabilidade e ansiedade, um pouco de castanha do Pará pode ser a maneira perfeita e saudável de melhorar seu humor.

7 – Iogurte

O iogurte é uma boa fonte do aminoácido essencial triptofano, que ajuda a aumentar os níveis de serotonina (o hormônio feliz) no cérebro. Pesquisadores da Universidade de Toronto também descobriram que as bactérias probióticas Lactobacillus casei encontradas em alguns iogurtes podem diminuir a ansiedade, ajudando a colocá-lo em um estado de espírito mais calmo.

Uma variação do iogurte tradicional é o KEFIR, saiba mais sobre este super alimento!

8 – Café

Enquanto o café tende a ter uma má impressão, a pesquisa mostra que – para as senhoras, pelo menos – o café pode ser um estimulante do humor. Os resultados publicados em Archives of Internal Medicine revelaram que as mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café com cafeína por dia têm menos probabilidade de ficar deprimidas. Aqueles que consumiam de duas a três xícaras por dia tinham um risco 15% menor de desenvolver depressão, enquanto que, para aqueles que tomavam quatro ou mais xícaras por dia, seu risco diminuía em 20%.

9 – Extrato de Levedura

O extrato de levedura é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, o que pode ajudar a melhorar seu humor. As vitaminas do complexo B são importantes para o funcionamento normal do cérebro e produzem serotonina para melhorar o humor, sendo as vitaminas B12 e B6 particularmente benéficas para regular o seu humor. Os extratos de extrato de levedura também são ricos em sódio, o que enfraquece as respostas naturais do corpo ao estresse, inibindo os hormônios do estresse.

10 – Bananas

As bananas são uma boa fonte de triptofano, o que pode ajudar a melhorar o seu humor, ajudar a relaxar e aumentar a sua confiança. Eles também são ricos em magnésio, o que pode ajudá-lo a relaxar e a vitamina B6, que pode ajudar a aliviar a depressão. As bananas também são ricas em carboidratos, que estimulam a produção de serotonina, ajudando você a se sentir mais feliz.

Rackel Rotondo
Rackel Rotondo
Relações Públicas pela universidade Metodista e assessora digital do G-RealFit. Com a Giuli desde 1992... Não, peraí, isso é outra história. Idealizamos o G-RealFit em 2014 e desde então trabalhamos para desenvolver essa ideia: ela na linha de frente e eu nos bastidores ;) disseminando informações que agreguem qualidade de vida e bem estar para pessoas comuns, como eu e você! Vem com a gente ;*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *