Está pré-diabetico ?? Então cuide-se !!

Próximo Desafio – XX Meia Maratona Internacional do Rio #FILARio21k, minha 5ª meia maratona !!
04/09/2016
6 Pegadinhas da alimentação saudável ! Veja se você está errando também !
13/09/2016
Exibir tudo

O diagnóstico de pré-diabetes normalmente deixa o paciente mais “tranquilo”, afinal, ele não está ainda com Diabetes. Mas não é bem assim!!!

O paciente que está com hiperglicemia e foi diagnosticado com pré-diabetes precisa se cuidar, e muito !! Essa condição aumenta significativamente o risco de surgimento de complicações de longo prazo, de forma muito semelhante à condição de diabetes plenamente instalado.

Sabemos que o controle adequado da glicemia já é muito efetivo em evitar a evolução para o diabetes !

E um estudo recente o escore de Framingham, de 2008, que estima o risco global de doença cardiovascular em 10 anos foi calculado anualmente durante a condução do “Diabetes Prevention Program Outcomes Study” entre o grupo de pré-diabéticos que conseguiu a regulação normal da glicose em comparação com o grupo que permaneceu na condição de pré-diabetes ou naqueles pacientes que acabaram desenvolvendo diabetes durante o decorrer do estudo.

A conclusão a que se chegou foi que realmente houve uma diminuição acentuada nos riscos de doenças cardiovasculares nos grupos pré-diabetes e normalização da glicemia, mostrando que faz grande diferença o tratamento e a mudança do estilo de vida nesses pacientes para prevenção de doenças cardiovasculares.

Quais seriam então as mudanças que o paciente pré-diabético deve fazer?

  • procurar um endocrinologista para avaliar a necessidade correta de medicações e orientações e acompanhamento ao longo do tempo.
  • procurar um nutricionista para orientação de alimentação, pois essa será sua grande arma durante todo o processo de prevenção de complicações e avanço da doença.
  • iniciar uma rotina diária de atividade física, 40 min por dia, todos os dias é o mínimo recomendado !

Por Dra. Giulianna Pansera ( crmsp 138.421)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *