Adeus Açúcar – Nova Recomendação da Associação Americana de Cardiologia para Crianças !!!

8 hábitos ruins dos corredores – e como combatê-los !
22/08/2016
Uso de carnitina no tratamento de mulheres com Síndrome do Ovário Policístico !
02/09/2016
Exibir tudo

Essa semana a Associação Americana de cardiologia ( AHA ) lançou um comunicado, alerta, para os pais.

Nenhuma criança entre 2 e 18 anos pode consumir mais de 25g de açúcar ( 6 colheres de chá ou 100kcal) adicionado nos alimentos por dia ! E menos de 350ml de bebidas açúcaradas ( refrigerantes, sucos, chás, bebidas esportivas, etc).

bebe chocolate- aha- consumo de açúcar-g-realfit

E abaixo de 2 anos a recomendação é ZERO açúcar adicionado !

O que isso significa?

A indústria alimentícia tem se empenhado ao longo das últimas décadas em desenvolver alimentos para o público infantil, e esses raramente vêm com formulações saudáveis e pior ainda, vêm com um apelo de marqueting muito forte para as crianças. 100% tem os mais famosos personagens de desenho animado na embalagem chamando os pequenos a consumir aquele produto, e se os pais não tiverem força o suficiente para dizer não ou ainda se não tiverem o conhecimento do mal que aquele produto pode fazer à saúde dos seus filhos, acabam cedendo e comprando .

Se você for dar uma voltinha no mercado e começar a olhar a listinha de ingredientes dos produtos que seu filho mais gosta, por exemplo, bolachas, danones, leite achocolatado, papinhas para bebês, macarrão instantâneo, e por aí vai, verá que em quase 100% dos casos um dos ingredientes em mairo quantidade nesses produtos é o açúcar. Mas cuidado, nem sempre ele vem com o nome mais famoso, muitas vezes ele vem disfarçado com outros nomes também !

Ingredientes de uma barrinha de granola vendida como saudável !

Ingredientes de uma barrinha de granola vendida como saudável !

 

  • dextrose
  • xarope de milho
  • açúcar, açúcar mascavo, açúcar demerara
  • frutose
  • açúcar invertido
  • maltose
  • dextrose
  • sacarose
  • maple syrup
  • cana de açúcar
  • melado
  • maltodextrina
  • suco de fruta concentrado
  • suco de maçã

O ideal é que na dieta das crianças haja um maior consumo de frutas e vegetais frescos, assim como cereais e grãos integrais e  não processados. A regra básica para crianca saudaveluma alimentação saudável é desembale menos e descasque mais ! A sua compra semanal deve ser feita na feira e não no supermercado, quanto menos produtos industrializados seus filhos consumirem menores serão as chances de estarem consumindo a dose acima do recomendado de açúcar !

Outro fator importante para se ter atenção é de que o açúcar adicionada não está presente apenas nos alimentos doces, tem açúcar adicionado também nos alimentos salgados, portanto leiam sempre a lista de ingredientes!!!

O problema aqui é que há uma forte relação entre o consumo de açúcar adicionado nos alimentos e o alto risco para desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outras comorbidades relatado e comprovado em diversos estudos científicos.

Hoje pode parecer mais prático colocar na lancheira do seus filhos uma mini garrafinha de refrigerante ou suco industrializado com um pacote de bolinho ou bolacha, mas ao longo dos anos verá o quanto isso fez mal para a saúde dele e quanto tempo e dinheiro irão gastar para tratar as doenças que virão em consequência disso!

Quer aprender a montar uma lancheira saudável ? Veja aqui !

Por Dra. Giulianna Pansera ( CRM-SP:138421) @giulirp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *