8 hábitos ruins dos corredores – e como combatê-los !

Teste – Fila Kenya Racer 3
19/08/2016
Adeus Açúcar – Nova Recomendação da Associação Americana de Cardiologia para Crianças !!!
27/08/2016
Exibir tudo

Todo mundo que corre há algum tempo acaba por adquirir alguns maus hábitos que podem ao invés de te ajudar, causar lesões e interferir de forma negativa na sua performance.

Por esse motivo vim aqui hoje listar alguns desses e dar algumas sugestões de como combatê-los !

  • Se alimentar mal: correr significa exigir muito do seu organismo, precisamos ” abastece-lo” com os nutrientes de forma adequada para poder ter um bom rendimento e não correr riscos de prejudicar a saúde ao invés de melhorá-la. Ter uma orientação nutricional não é bobagem, precisamos de quantidades e tipos de nutrientes diefrentes dependendo do nosso volume de treinos, do horário que treinamos.

dieta para corredor-giuli-pansera-g-realfitConsumir uma boa fonte de carboidratos antes do treino e uma boa combinação de carboidratos e proteínas depois dos treinos irá poupar muito sua massa muscular e manter suas reservas de glicogênio.

Mas precisamos nos lembrar aqui que não adianta comer um pacote de bolachas antes do treino só porque dissemos que é bom consumir carboidratos, por isso se faz necessário orientação profissional ! Devemos nos alimentar também com qualidade !

  • Correr volume grande de km antes do tempo: vemos muito pessoas que estão iniciando na corrida querendo começar logo nos 10km, 21km ou até mesmo indo direto para uma maratona, o que exige um volume muito alto de treinos por semana. Se você não estiver preparado isso pode ser extremamente prejudicial. Outra situação bem comum no mundo dos corredores é daquele pessoal que se lesiona e não espera o tempo ideal para recuperação, ou retorna aos treinos já com um alto volume de quilometragem por semana.

Fiquem atentos, dêem tempo para que seu corpo se adapte novamente, siga a regrinha de aumentar 10% por semana !

  • Deixar de lado a musculação : o estilo de vida moderno não nos dá muito tempo livre, por esse motivo vemos muitos corredores que só correm como atividade física e isso é um perigo.

Deixar de fortalecer seus músculos além de favorecer o surgimento de lesões irá te deixar mais lento na corrida. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research mostra que corredores que praticaram exercícios de fortalecimento de core 4 vezes por semana por 6 semanas correram os 5km 30 segundos mais rápido do que os que não praticaram os exercícios de fortalecimento.

Não ignore a musculação e principalmente o fortalecimento do core. Confira aqui alguns exercícios que podem ser feitos em casa mesmo !!

  • Esquecer o protetor solar: ahhhh esse é um erro grave, sabemos que precisamos sim nos expor ao sol para que possamos produzir VIT D ( saiba mais aqui ), porém essa exposição não precisa ser maior do que 30 min.

Correr desprotegido no sol por 1hora ou mais quase todos os dias irá aumentar muito suas chances de ter um câncer de pele, além de que a exposição demasiada ao sol causa envelhecimento precoce da pele e manchas.

confira aqui matéria completa sobre proteção solar —-

  • Ignorar sinais de lesão: nunca deixe aquela dorzinha de lado, pode ser o primeiro sinal de um grande problema. Lembre-se que qualquer lesão se tratada logo de início tem maiores chances de ser curada completamente, ao passo que se for ignorada só irá tornar-se mais grave e em algumas situações pode chegar ao ponto de não ter mais solução.

Portanto, ao primeiro sinal de dor procure um médico para avaliação !

  • Pular o alongamento: sei que dá aquela preguicinha de alongar antes e depois dos treinos, mas o alongamento é super importante para evitar lesões. Antes dos treinos o mais indicado é um aquecimento ativo, ou seja, nada de alongamento estático antes mas depois sim !
  • Dormir pouco: o sono é super importante para a manutenção da nossa saúde, é durante o sono que liberamos alguns hormônios, além de ser excencial para manutenção da nossa imunidade, recuperação muscular, e saúde mental. Lembre-se de programar seu dia para que consiga ter ao menos 6 horas de snon de qualidade.
  • Competir com outros corredores: todos começamos a correr para nos sentir melhor e ficarmos mais saudáveis, porém não é incomum vermos corredores amadores querendo superar as marcas uns dos outros sem levar em conta que somos diferentes.

Nessa busca maluca por ser melhor do que o outro muitos acabam por se lesionar, frustar, e perdem o prazer pelo esporte. Lembre-se que cada pessoa tem uma genética diferente, condicionamento físico diferente, vidas e rotinas diferentes. Não queira ser mais melhor do que seu colega de equipe, procure sempre ser melhor do que VOCÊ era ontem, evolua dentro dos seus limites !

A corrida é uma atividade que pode te trazer inúmeros benefícios, obedeça seus limites e terá aproveite 100% do que ela pode te trazer !

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *