O que é cadência e ela interfere no risco de lesões ??!!

Obesidade x Infertilidade
18/07/2016
Asics Golden Run São Paulo 2016 – Minha 4ª meia maratona – Superando todas dificuldades !
01/08/2016
Exibir tudo

Eu sei que muitos dos que já correm há algum tempo sabem o que é cadência, mas sei também que muita gente está começando agora na corrida e não faz idéia do que isso seja !

Cadência é o número de passos que você dá por minuto durante a corrida, alguns estudos dizem que o ideal seria manter a cadência em torno de 180. Isso significa que você terá que dar passos mais curtos, e isso facilitará que sua pisada seja mais correta e também diminuirá seu risco de lesões !
Ao dar passos mais curtos seu pé aterrissará embaixo do seu quadril  e não na frente dele, e sai com a perna mais estendida atrás, isso diminui bem o impacto causado pela pisada nos joelhos, quadris e tornozelo.giuli pansera corrida g-realfit

Agora entenda, para manter a mesma velocidade dando passos mais curtos você deverá aumentar a cadência, ou seja mais passos por minuto.

Não é necessário que você comece a correr hoje e já se preocupe com a cadência, corra naturalmente e confortável e aos poucos vá aumentando, é natural que corredores que treinam sob orientação de um profissional venham a aumentar a cadência conforme ganham experiência.

Se voê não possui um relógio de corrida que te dê essa informção não se preocupe, para calcular sua cadência basta você correr por 1 minuto contando quantas vezes o seu pé direito toca o chão e então multiplique esse valor por 2.

Alguns estudos sugerem que você aumente em torno de 5% a cadência por mês até atingir um número em torno do ideal. Mas lembre-se para evitar lesões não é preciso apenas melhorar a cadÊncia e sim fortalecer os músculos e ajustar a técnica de pisada !

Procure sempre um profissional para te orientar !

 

Por Giuli Pansera

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *