Descobrindo qual o melhor tênis para mim – com Rodrigo Roehnis

Casal de 80 anos comemora 57 anos de casados correndo uma maratona
26/06/2016
Já ouviu falar da Astaxantina – super protetor cardiovascular !
07/07/2016
Exibir tudo

Oi galera da corrida, tudo bem com vocês ??!!

Hoje eu vim aqui escrever sobre uma experiência superrrr legal que eu tive há algumas semanas. Meu treinador, Julio Dotti, me encaminhou para fazer uma consultoria com o Rodrigo Roehnis, uma autoridade quando o assunto é tênis para corrida !!!!

A consultoria foi realizada em uma loja de artigos esportivos em São Paulo, como vocês podem ver no vídeo que postei no YOuTube ( GIuli RP) foi utilizado esse aparelho para identificar o grau de pronação da pisada e a partir daí foram definidos os melhores modelos de acordo com meus próximos objetivos de prova, no caso é a meia maratona da Asics w21.

Falei também quais são os modelos que cstumo utilizar e gosto bastante como por exemplo o Asics MetaRUn, Adidas EnergyBoost, Nike Flyknit Lunar2 e NewBalance Boracay V2 ( que ele também me indicou como um ótimo modelo para mim).

Após um dia já havia recebido no meu email o raltório completo com sugestões de tênis de diversas maracas que seriam legais para que eu utilizasse nos meus treinos diários e também em provas !

Abaixo coloco para vocês parte do relatório feito para mim e as sugestões que ele me deu e que eu pretendo adquirir logo.

” Análise: : Conforme análise, lembre-se de utilizar o modelo que irá adquirir, após a consultoria, para os treinos diários. Como seu volume semanal é baixo, um único modelo para os treinos de rodagem, atende. De qualquer forma você pode alternar o novo modelo com seu Asics DS Trainer, deixando o modelo novo para os treinos de maior volume na semana, e o DS ou outros modelos de rodagem que você tem, para os de menor volume.

A adaptação do modelo de competição começar utilizando ele 2 vezes por semana em dias alternados e em treinos entre 6km e 8km, em ritmo bem leve. Esta adaptação é por 2 semanas e na 3ª semana já pode utilizá-lo nos treinos de velocidade. Após o amaciamento e o 1º treino de velocidade, coloque ele também em um dos seus treinos longos e em um treino de transição.

Abaixo vou colocar as opções de modelos não encontrados no Brasil e que vale á pena testar.

Sugestões para treinos diários: A ordem é aleatória.

1º Saucony Ride 9 – Lançado em maio nos EUA, é a melhor das 8 edições lançadas. O
cabedal está mais ventilado e com menos costura. O solado foi redesenhado e deixou o tênis flexível, mantendo a estabilidade.Saucony Ride 9 tênis de corrida
2º Brooks Ghost 9 – É o concorrente direto do Ride 9. Ele é um pouco menos flexível, porém é confortável. O novo cabedal está com tramas bem mais abertas facilitando a ventilação.Brooks Ghost 9
3º Hoka One Clifton 2 – É o carro-chefe de vendas da marca e o modelo mais utilizado entre maratonistas nos EUA. É o modelo mais macio da marca. O 3 será lançado no final de julho, e a diferença é a forma que volta á ser mais larga como a do Clifton 1. O 2 é um pouco mais estreita e para alguns corredores, gera desconforto. Eu não tive problemas. É um modelo que vale á pena testar. Ele é considerado performance, porém como você é leve e o volume é baixo, da para utilizar em diferentes treinos, pelo fato de também ter um perfil de entressola alto.

Hoka One Clifton 2
4º On Cloudflyer – É o único modelo vendido no Brasil (Track & Field). Bem macio e flexível e dos 4, é o mais pesado, porém não é um detalhe que pode gerar desconforto nos treinos.

On Cloudflyer
Sugestões para treinos de tiros e provas: A ordem é aleatória.
1º Adidas Boston Boost 5 – É o modelo que você testou e gostou. Se estiver adaptada, é possível correr 21k e 42k sem problemas.

 

Adidas Boston Boost 5
2º Fila Kenya Racer 3 – Dos modelos de performance que você testou, é o mais leve. Ele vai melhor em treinos de tiros e provas de 5km e 10km.Fila Kenya Racer 3
3º Brooks Pure Flow 5 – Esse tênis responde bem para prova curta e longa. Não muito baixo, além de ser macio. Ele acabou de ser lançado nos EUA.

Brooks PureFlow 5

Brooks PureFlow 5

4º Saucony Type A7 – O melhor modelo de performance da marca, ele seria o concorrente direto do Kenya Racer. Dá para correr prova longa com ele, porém exige bastante de panturrilhas. Para 5km e 10km e até 21km ele vai bem.

Saucony Type A7
5º Saucony Kinvara 7: Dos modelos de performance da marca, este é o mais vendido. Não é o modelo ideal para provas curtas, porém para 21km e 42km o tênis é muito bom.

Saucony Kinvara 7

6º Hoka Clayton – Foi lançado em março, comparado com o Clifton, ele não é macio, porém é muito leve, estável e confortável, já que a forma é mais larga. ”

HokaClaytonW

Resumindo, assim como eu sempre recomendo que todos que querem iniciar na corrida procurem um profissional para orientar e ensinar as técnicas corretas para evitar lesões, também acho super valido realizar esse tipo de consultoria, pois o que muita gente não sabe é que o tênis errado poderá facilitar lesões e encurtar sua vida na corrida !!

Por Giuli Pansera ( @giulirp)

Contato Rodrigo Roehnis ( @roehnis ) – roehniss.sportsmkt@gmail.com

2 Comentários

  1. Sara disse:

    Adorei o post…. Nas sugestões de tênis senti falta das marcas asics e nike.
    Mas, sua sugestão para mim no insta valeu muito (Asics DS Trainer)
    beijos

  2. Paola disse:

    Muito legal o trabalho dele !!!
    Muito importante mesmo !!
    Nunca fiz uma avaliação dessa , vc sabe dizer se ele faz aos finais de semana ? Não sou de São Paulo !!!
    Bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *