Solidão é pior para a saúde do idoso do que a obesidade !

E se não for como planejamos ??!! — Minha terceira meia maratona
03/06/2016
Casal de 80 anos comemora 57 anos de casados correndo uma maratona
26/06/2016
Exibir tudo

Nos últimos anos vem crescendo muito o interesse pela qualidade de vida! Estamos cada dia mais nos preocupando com reduzir indíces de obesidade, diabetes, hipertenção arteiral, aumentar a atividade física, melhorar a alimentação, tiramos glúten, tiramos lactose, comemos tudo orgânico, alguns inclusive tiraram todos os alimentos de origem animal preocupados com o impacto ambiental que isso causa.

Mas peraí, e os nossos velhinhos ?! Será que apenas isso é suficiente para melhorar a qualidade de vida da nossa população idosa ?! População essa que tem tendência de crescer cada a ano, afinal estamos cuidando tanto da saúde para vivermos mais, mas não nos preocupamos se estaremos viviendo mais e sozinhos !

Estudos recentes mostraram que a SOLIDÃO é 2 vezes mais prejudicial para a saúde dos idosos do que até mesmo a obesidade !  

Um trabalho realizado com mais de 3 mil idosos mostrou que nem sempre apenas não estar obeso significa estar saudável, os autores do estudo apresentaram um enfoque diferente, conhecido como o “modelo integrador” de saúde e envelhecimento, que inclui fatores como o bem-estar mental, as funções sensoriais e a mobilidade como partes essenciais da saúde geral.

O que isso significa? Significa que idosos que tinham problemas emocionais ou de mobilidade apresentaram maior chance morte do que os obesos !

idosa obesa solitáriaO trabalho realizado pela Universidade de Chicago mostrou que a solidão aumenta em 14% a chance de morte preamtura nos idosos, isso seria o dobro do que a obesidade !

Constatou-se que as consequências da solidão no declínio da saúde física e mental com o passar dos anos são dramáticas. O sentimento de isolamento social, principalmente da família leva a uma má qualidade de sono, alterações mais frequentes de pressão arterial, aumento de cortisol ( hormônio do estresse), deficiência no sistema imunológico e inevitavelmente um aumento significativo nos casos de depressão !

 

Principalmente nos EUA, onde há uma cultura de sair de casa e se mudar para outro estado logo que estram na universidade, faz com que as famílias se afastem e o contato com os pais e avós acaba ficando restrito à eventuais encontros em datas comemorativas, isso vem contribuindo muito para a solidão e abandono dos idosos em casas de repouso ou vilas para idosos, que apesar de fazer com que estes não fiquem “abadonados” de cuidados básicos ainda sim trazem o sentimento de solidão pelo afastamento da família !

Para quem se preocupa com saúde lembre-se que saúde é considerada completo bem estar físico, mental e social !

 

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *