Dia Internacional da Tireóide – 25-05-16

Teste – Fuze X – novo tênis de corrida da Asics
17/05/2016
E se não for como planejamos ??!! — Minha terceira meia maratona
03/06/2016
Exibir tudo

Quase ninguém sabe, mas maio é comemorado o mês da tireóide ! O que isso significa? Significa que neste mês as instituições médicas de endocrinologia trabalham para aumentar a consientização popular e a importância de se fazer o diagnóstico e o tratamento adequado, com profissionais qualificados, das doenças de tireóide !exame tireoide

Então eu não poderia deixar de vir falar para vocês um pouquinho sobre essa glândula que ficou tãoooo famosinha nos últimos tempos !

  • A tireoide é uma glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência popularmente conhecida como “pomo-de-adão”.
  • A tireoide produz dois hormônios:
    a TRIIODOTIRONINA (T3) e a TIROXINA (T4).
  • Esses hormônios são muito importantes em todas
    as fases da vida, como na formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), crescimento, desenvolvimento, fertilidade e reprodução.

tratamento-do-hipotireoidismo-entenda-a-doenca-e-o-tratamento-1[1]

  • A produção hormonal da glândula tireoide é 80% do T4 e apenas 20% do T3. O próprio organismo converte o T4 em T3 conforme necessário.

Hipotoreoidismo

  • O hipotireoidismo é uma doença comum que afeta 8% a 12% dos brasileiros, incluindo todas as suas formas de apresentação (desde as formas mais leves até as mais graves).
  • A forma mais grave de hipotireoidismo é o congênito, que ocorre no recém- nascido. Se não diagnosticado e tratado pode causar retardo mental irreversível. Ess diagnóstico é realizado através do exame do pezinho nos primeiros dias de vida, normalmente ainda no hospital antes da alta pós-parto.
  • Durante a gravidez, o hipotireoidismo não diagnosticado e não tratado pode se associar com complicações à gestação e ao feto.

 

antes e depois do tratamento de hipotireoidismo

  • O diagnóstico do hipotireoidismo é realizado mediante solicitação de exames em casos suspeitos ou de risco. Na gestação, o diagnóstico deve ser feito no primeiro trimestre a dosagem de TSH e T4l deve ser feita nos exames pré-natal assim que se descobre a gestação.

 

  • Os principais sintomas do hipotireoidismo são sonolência excessiva, sono não reparador (a pessoa acorda cansada), cansaço não habitual durante o dia, preguiça, lentidão e dificuldade para exercer suas tarefas e funções, esquecimento fácil, concentração baixa, tristeza, intestino preso, ressecamento de pele e cabelos, unhas fracas e ganho de peso inexplicável. Veja aqui matéria exclusiva sobre os sintomas do hipotireoidismo!
  • Em crianças, o hipotireoidismo atrapalha o crescimento, as atividades e o rendimento escolar.
  • São consideradas pessoas de risco de hipotireoidismo: mulheres no período pós- menopausa, idosos, pessoas com antecedentes de doenças de tireoide na família, dia- betes tipo 1 ou outras doenças autoimunes (p. ex. vitiligo, lúpus, artrite reumatoide), pessoas com antecedentes de radioterapia no pescoço ou que utilizam medicamentos como amiodarona ou lítio.
  • Os exames para diagnóstico do hipotireoidismo são as dosagens do TSH e do T4 livre. O médico pode ainda solicitar outros exames se necessário.

Tratamento

O tratamento é realizado com reposição do hormônio, levotiroxina ( t4) e em alguns casos isolados é necessário fazer a utilização do t3.

Lembre-se que o tratamento do hipotireoidismo deve ser feito por um médico endocrinologista e que cada paciente tem necessidade de dosagens diferentes da medicação, por esse motivo você não deve utilizar o remédio de outra pessoa. Além disso o acompanhamento deve ser periódico de 6 meses a 1 ano para garantir que suas doses do hormônio estejam sempre adequadas !

  • não troque altere as dosagens da sua medicação sem antes consultar seu médico e nem a marca !
  • a utilização do hormônio da tireoide para emagrecimento nãp é recomendada !

Bócio

É um aumento da glândula tireóide e pode ser difuso ( acomenter toda a glândula) ou nodular ( acomete apenas parte da tireoide), pode ser revertido uma vez que a causa seja determinada e o trataemnto devidamente estabelecido!

bocioPode ser causado por:

  • Medicações
  • Deficiência de iodo, porém não é tão comum hoje em dia devido à suplementação de iodo no sal de cozinha.
  • Hipertireoidismo (excesso de produção de hormônios tireoideanos)
  • Presença de nódulos
  • Infeccioso ( normalmente dolorosos)

 

Algumas dúvidas frequentes :

  • Quem tem hipotireoidismo não deve comer glúten ?

Entre 2% – 5% das pessoas com transtornos autoimunes da tireóide também tem a doença celíaca, possivelmente devido a genes semelhantes para as duas condições. Mas não necessariamente todos os indivíduos com hipotireoidismo precisam parar de consumir glutén, na realidade isso deve ser diagnosticado através de exames específicos pelo gastroenterologista em conjunto com seu endocrinologista.

  • Nódulo de tireoide sempre é câncer?

Não, aliás nódulos de tireóide são bem comuns e devem sim ser investigados inicialmente através de exame de ultrassom e dependendo de suas características iremos determinar se este é “suspeito” ou não, a partir daí caso suas características sejam benignas nada será feito, apenas acompanhamento a cada ano através de novos exames de USG, e caso seja considerado nódulo com características suspeitas deverá ser solicitado um exame de punção aspiratova por agulha fina que irá nos dizer exatamente que tipo de células temos neste nódulo e se devemos nos preocupar e tomar alguma providência ou não !

  • HIpotireoidismo causa impotência sexual ?

Sim, caso não tratado o hipotireoidismo no homem pode causar impotência sexua e até infertilidade.

Espero ter esclarecido alguns pontos e ajudado ! Lembre-se que é muito importante que no caso de dúvidas você procure um médico endocrinologista pois este é o único profissional totalmente capacitado para resolver os seus problemas hormonais !!

Por Dra. Giulianna Pansera

1 Comentário

  1. Nivia Martins da Silva Brito disse:

    eu engordei 8 klos num piscar de olhos em um mes
    mas ja estou tratando meu nutrologo aumentou a dose do meu remedio de 125 para 150mg e daqui 30 dias novos exames e retorno no consultorio dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *