Saiba porquê a Obesidade pode te levar à Demência !

10 Maneiras de Ser Mais Ativo no Seu Dia a Dia Sem Ir a Academia !
08/05/2016
Teste – Fuze X – novo tênis de corrida da Asics
17/05/2016
Exibir tudo

Sempre que falamos em obesidade pensamos logo em complicações como diabetes, hipercolesterolemia ( colesterol alto), doenças cardiovasculares, etc. Mas você sabia que a obesidade pode te levar à demência !?

obesidade -g-realfit-giulipanseraPois é, estudos mostram a forte associação da falta de sinalização insulínica ( em diabéticos) a casos de Doença de Alzehimer, inclusive a casos de diagnóstico precoce da doença. Os mecanismos incluem alterações no hipotálamo e hipocampo, resistência à insulina em nível cerebral e formação de placas amiloides.

Temos trabalhos também que mostram a relação de obesidade com casos de demência, e esses estrudos inclusive mostram a redução do volume cerebral em obesos!

Um estudo publicado na Austrália mostrou que cada dois pontos de aumento do IMC correspondeu a uma redução de 7,2% no volume do hipocampo esquerdo. Este efeito tem maior dimensão em pessoas idosas, pois estas já são predispostas a uma atrofia cerebral natural resultante do envelhecimento. Acredita-se que o mecanismo que faz com que a obesidade cause essa alteração no hipocampo é a inflamação crônica provocada pelo aumento do tecido adiposo.

 

A importância da dieta também é destacada nos estudos, que demonstram a possibilidade de prevenção da demência a partir de um Memória e obesidademelhor controle metabólico, através da combinação de uma rotina de atividade física a um plano nutricional adequado.

O aumento da atividade metabólica cerebral induzida pelo excesso de peso poderia ser revertida com intervenções, como a cirurgia bariátrica, porém devemos lembrar que a indicação para esse tipo de cirurgia é bem específico e deve ser muito bem avaliada e indicada, e que mesmo nos casos dos pacientes pós cirurgia bariátrica a mudança permanente de estilo de vida se faz necessária !

 

idosa saudável-giulipansera-g-relafit

 

A perda de memória e cognição não é algo inerente ao envelhecimento, e deve ser sempre investigada, o que em muitos casos não acontece ! Precisamos enfatizar a necessidade de prevenir a obesidade desde jovem para evitar essas complicações quando mais velhos. Levar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação balanceada e com alimentos naturais e saudáveis aliado à prática regular de atividade física é a maior arma que temos hoje em dia !!

 

Por Dra. Giulianna Pansera (@giulirp)

 

Veja também : 15 passos para uma vida mais saudável!

 10 maneiras de ser mais ativo sem ir na academia !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *