Entenda a Dieta Detox

Enxoval do bebê – úteis e inúteis
17/03/2016
Água gelada emagrece !!! Mito ou verdade ?
28/03/2016
Exibir tudo

Nos últimos anos ouvimos muito falar em dieta detox, vemos por aí diversos produtos nas prateleiras escrito detox, porém o que é deita detox? Por isso resolvi fazer esse post para esclarecer e fazer com que você entenda a dieta detox e não caia mais em pegadinhas de marqueting !

A dietaDetox parte do princípio que é necessário desintoxicar o organismo. Desintoxicação significar remoção de substâncias toxicas, realizada naturalmente no nosso organismo por órgãos como o fígado, rins e intestino.

Pois bem, e porque então precisaríamos de uma dieta especial para desintoxicar se nosso corpo supostamente o faz sozinho ?
O que acontece é que no mundo moderno, acabamos por consumir na nossa alimentação muitos alimentos  Junk Food comida ruim dieta detoxindustrializados cheios de substâncias estranhas ao nosso organismo, além de excesso de gordura, açúcar, principalmente refinado, conrantes, conservantes, metais pesados, entre outras substâncias que interferem no bom funcionamento do nosso corpo.

 

Partimos então da idéia de que quanto mais natural nossa alimentação melhor funcionará nosso corpo e menor a chance de estarmos ” intoxicados”.  E aqui já esclarecemos e definimos que basicamente nenhum alimento industrializado poderá ter função detox, cuidado com pegadinhas de embalagem !

 

Precisamos apenas ressaltar aqui um porém, não exitem estudos científicos que comprovem que esse ou aquele alimento tem poder de desintoxicar seus rins e seu fígado, o que podemos concluir é que um conjunto de ações poderá levar à um melhor funcionamento dos seus orgãos e eliminação de toxinas, como por exemplo:

 

  1. Consumir apenas alimentos naturais, a menor quantidade possível de industrializados.
  2. Frutas são importantes por serem fontes de vitaminas, anti-oxidantes, fontes de fibras, porém devemos lembrar que apresentam bastante carboidratos e que estão em excesso também podem sobrecarregar o fígado, portanto, nem mesmo os alimentos saudáveis devem ser consumidos em excesso !
  3. Legumes e Vegetais devem estar presentes nas suas principais refeições por serem também importantes fontes de fibras, minerais e vitaminas.
  4. Beba muito líquido, e aqui vale ressaltar que a água é o melhor deles. Os sucos devem ser consumidos, porém com moderação, uma vez que são fontes de carboidratos e de entenda a dieta detoxrápida absorção, de preferência devem ser consumidos ao natural, sem adoçar e sem coar. A ingesta de água é importante principalmente para o bom funcionamento do instestino, um dos órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas ! Vale sim tomar um suco verde ou rosa no cafpe da manhã, uma sugestão que sempre dou é fazer com couve, limão, gengibre, hortelã e água !
  5. Consuma grãos e fibras de boa qualidade, aqui eu ressalto o que sempre falo, a avei é o melhro deles, confira aqui o post que fiz sobre os benefícios da aveia !
  6. Diminua o excesso de sódio para um bom funcionamento dos seus rins. Os rins funcionam mal quando há excesso de sódio, de sal na comida, quando não há água suficiente e quando há substâncias químicas artificiais como conservadores, dentre outros. Assim, para manter esse órgão funcionando adequadamente, tendo como objetivo desintoxicar o organismo basta a ingestão de muita água (nunca consumindo refrigerantes ou sucos artificiais), diminuição na ingestação de sal e alimentos artificiais.
  7. Faça atividade física, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino ( estimula os movimentos peristálticos) o exercício irá aumentar seu gasto energético evitando assim o acúmulo de excesso de gordura, através do suor também irá eliminar toxinas desnecessárias para o organismo e liberará endorfinas responsáveis por sensção de bem estar e felicidade o que auxilia no controle de compulsão alimentar !exercícios
  8. Consuma proteínas em pelo menos 1 refeição, mas dê preferência para ovos, peixes e frangos. Sei que existem diversas pessoas que defendem uma dieta sem fontes animais, porém somos animais carnivoros e nosso organismo necessita de aminoácidos presentes em alimentos de fonte animal, claro que não precisamos comer 1 kg de carne por dia, mas se comer 100g a 150g por dia já será sufuciente para não causar grandes deficiências.

Resumindo podemos entender que uma ” dieta detox” na realidade não precisa ser aquela que vemos por aí o pessoal passando dias a base de sucos, o que na realidade poderia até ser prejudicial. Uma dieta detox é aquela que permite um bom funcionamento dos seus órgãos responsáveis por eliminar as toxinas do seu organismo, e para isso é necessário que sua alimentação seja saudável, como nas orientações acima, e que você pratique atividades físicas diárias por pelo menso 60min ( consideraremos aqui que sábado e domingo també são dias hehe ).

Tente seguir e me conte depois se seguir hábitos mais saudáveis realmente não te fez sentir mais disposto e feliz !

 

Por Dra Giulianna Pansera

4 Comentários

  1. Maxcynee disse:

    Adorei as dicas Giuli…
    Muito bom saber essa questão do excesso de frutas e sucos…
    Partiu tentar uma dieta detox a la Giuli…

  2. Adila disse:

    Adorei as dicas, oh, Giuli, posso fazerbo detox com laranja? Quando consumo limão meu estômago doe.

    Att,

    Adila Barreto

  3. Lea disse:

    Olá.
    Excelentes dicas. Os sucos são ótimos, não só para emagrecer, como muitos pensam, mas principalmente para o bem da pele e do estômago.
    Quem tem sintomas de gastrite, só deve evitar tomar o suco que contenha laranja, em jejum.
    Bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *