Correr na esteira X correr na rua

Você quer mesmo que seu filho seja o melhor em tudo ou quer que ele seja feliz ???!!!
06/02/2016
Dicas de beleza – Importância do protetor solar !
08/02/2016
Exibir tudo

giuli pansera correndoUma questão sempre em pauta entre os corredores é essa, correr na rua é melhor do que na esteira ?

Na realidade existem alguns tipos de treino que definitivamente são eficientes na esteira. Porém correr em uma esteira pode desencadear aquela sensção terrível de “ratinho de laboratório” correndo na roda sem fim.

Vamos então fazer uma lista de prós e contras em se correr na esteira!!

Pró : O nível de dificuldade é o mesmo.

A maioria das pessoas costuma achar que correr na rua é mais difícil do que na esteira, mas na realidade, de acordo com estudos recente, se você colocar a inclinação da esteira em 1% o gasto energético será o mesmo de se correr na rua. Portanto, se você colocar inclinação ou melhor ainda, variar a inclinação durante o treino, será tão efetivo quanto correr na rua !

Con: Não exige tanta agilidade.

Apesar de correr na esteira ser mais “gentil” com suas articulações, correr na rua faz com que seus músculos dos pés e pernas estejam constantemente fazendo pequenos ajustes para se adaptar às alterações do terreno irregular. Esses ajustes são ótimos para a coordenação e equilíbrio, o que é excelente para suas habilidades cotidianas !

Pró: É melhor para suas articulações .

A esteira tem um certo sistema de amortecimento, o que realmente é melhor para suas articulações do que o cimento ou concreto da estrada. Pode ser interessante quando está se recuperando de alguma lesão !

Con: É bemmm monótono .

Não existe argumento contra isso, correr na esteiro dentro de uma sala é CHATO ! Mesmo se você está com as melhores músicas ou vendo algo interessante na TV, pode ser menos pior mas ainda sim é bem entediante ! E no final das contas desistir em uma esteira é mais fácil, afinal é só apertar o STOP e sair dali, já na rua você correu até determinado ponto etem que retornar, então acaba tendo que continuar e mesmo assim não tem vontade de parar já que tem muitas coisas acontecendo ao redor para te distrair !

 

Agora depende de você escolher. Eu particularmente acabo realizando a maioria dos meus treinos na esteira pois não tenho local seguro para correr por aqui, e você ?!

 

Por Giuli Pansera

5 Comentários

  1. Thais disse:

    Olá giu! Já sigo você há algum tempo. Tenho 25 anos e estou tentando iniciar essa rotina de correr, mas não consigo fazer mais de 10 minutos. E toda vez tenho coceira nas pernas e vermelhidão, até parece alergia e perco o fôlego muito rápido. Não sei o que fazer. Existe alguma explicação p isso? Adoro seus posts. Bjão

    • Eliane disse:

      Oi Thais, isso é super normal.. É apenas sua circulação acelerada p causa da corrida.. Aconselho vc caminhar rápido p +- uma semana e depois desse tempo intercalar corrida e caminhada até conseguir correr direto. P exemplo: corre 2 min, caminha 3 min.. E ai, vai aumentando o tempo da corrida e diminuindo a caminhada..
      PS: não sou profissional, isso é p experiência própria pq corro, mas acabo q mtas vezes desisto p um tempo da corrida e qdo volto, tenho dnovo essas coceiras se não começar dessa forma q falei.
      Abraços

  2. Amanda disse:

    Correr na esteira é realmente entediante. Uso apenas para treinos ritmados ou tiros. E mesmo assim cansa mto mais que a rua.. Rs!
    Nada supera o ar livre e o movimento a sua volta.
    Beijos

  3. Meiry Mayumi Tida Maeda disse:

    Bom dia Giuli. Muito boa a matéria!

  4. cynthi disse:

    Eu comecei a desenvolver meus treinos e planilhas na esteira, porém depois de um tempo não conseguia mais ultrapassar os 4k e na rua já estou fazendo no mínimo 6 e não máximo 7k! Kkk é estranho porque maior parte do meu desenvolvimento de planilhas é na esteira porém não consigo fazer treinos longos nela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *