Você quer mesmo que seu filho seja o melhor em tudo ou quer que ele seja feliz ???!!!

Você quer ter filhos saudáveis ?! Então mantenha-se saudável ! Entenda melhor aqui …
01/02/2016
Correr na esteira X correr na rua
07/02/2016
Exibir tudo

Após ler uma matéria em uma revista americana onde eles mostravam que muitos estudiosos estão dizendo que estamos criando crianças sob a pressão de serem os melhores em tudo desde o instante que saem da barriga e com isso estamos criando uma nova geração de frustrados, deprimidos e infelizes !

Parece radical dizer isso né, mas se pararmos para pensar e formos realistas, nem todas as crianças são brilhantes, nem todas nasceram com o QI super elevado ou com habilidades extraordinárias. E se os nossos filhos forem aqueles que estão na média e não acima dela ? E se estamos expondo eles a muita cobrança e pressão para que eles sejam coisas que eles simplesmente não conseguem ser ou pior ainda, coisas que eles não querem ser ?

smart-kids   O que vemos hoje são pais matriculando os filhos nas melhores escolas antes mesmo de eles nascerem, ficam na fila de espera anos para estudarem nos colégios mais “fortes” que têm as maiores taxas de aprovação nas supostas melhores universidades do país, porém não sabemos como essa criança irá se desenvolver, não sabemos se ele será um pequeno gênio e dessa forma ele só precisaria de espaço e estímulo para desenvolver suas super habilidades, normalemente esses não precisam de muita coisa para aprender as coisas, ou se essa criança tiver algum grau de dislexia e não conseguirá acompanhar essa turma e esse rítmo de cobrança absurdo normalmente imposto nesses colégios !

Fora os colégios que forçam ao extremo os alunos, e não é incomum vermos crianças que simplesmente não conseguem acompanhar a turma nesses “super colégios” mas que seriam ótimos em colégios comuns, vemos já há alguns anos os pais matriculando seus filhos em todos os cursos extra-curriculares que existem, fazem inglês, fazem espanhol, fazem alemão, futebol, tênis, ginástica olímpica, natação, xadrês e o que mais tiver por perto !

Agora me diz, em que momento essa criança pode ser criança? Em que momento essa criança pode brincar de coisas bobas, falar besteiras e correr com os amigos sem que esteja sendo monitorado e avaliado suas habilidades ? Passarão a maior parte de suas vidas sendo adultos e sendo cobrados e cheios de responsabilidade !!!

Phenom-Childred-Play-631

Antigamente as crianças iam na escola de manhã, almoçavam em casa, faziam a lição de casa e brincavam o resto do dia, e nem por isso o mundo se acabou em medíocres ! Há algumas gerações criou-se essa cultura das super escolas e super crianças e mesmo assim há muito tempo que não vemos um super gênio entre nós se destacando. Claro temos grandes mentes aparecendo no mundo dos negocios e esportes mas o que eu quero mostrar aqui é que, precisamos deixar as crianças livres para serem crianças no curto período da vida que é possível ser criança, não vamos ocupar todo o tempo de um pequeno de 6 anos exigindo que ele já saiba resolver equações apenas para que seus pais possam exibí-lo entre amigos e preencher seus egos, essa criança SE ELE FOR um pequeno gênio ele se destacará independente de você o privar de ser criança ou não.

Precisamos nos acostumar com a idéia de que pode sim existir a possibilidade do nosso filho ser apenas mais uma criança comum. A comunidade de estudiosos do comportamento humano vêm mostrando que essa cobrança e expectativa em excesso faz com que as crianças cresçam inseguras e destruindo a auto estima dos que não conseguem atingir às expectativas !

A orientação dos experts é a seguinte, deixem seus filhos serem criança, deixem que eles brinquem, as brincadeiras são importantes para desenvolver habilidades e criatividade. Não deixe de cobrar que seu filho estude na escola, que ele faça a lição de casa e os trabalhos e que se esforce para ser o melhor que ele pode ser  e não melhor do que todo o resto da classe, afinal se ele fizer o melhor que ele pode, pode ser que seja o melhor da turma e pode ser que não, mas de uma forma ou outra você estará orgulhoso de ele ter feito o SEU melhor !!!

Se ele nasceu para ser o melhor jogador de tênis da sua geração ele será, apenas o apoie naquilo que ele gostar de fazer e não o precione, saiba a sutil difereça entre apoiar e incentivar e obrigar e precionar !!!

 

Por Giuli Pansera ( mãe, médica e ex-criança comum)

1 Comentário

  1. Meiry Mayumi disse:

    Muito bom Giuli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *