Você quer ter filhos saudáveis ?! Então mantenha-se saudável ! Entenda melhor aqui …

Não importa o quanto você se exercita se você também faz isso aqui …
31/01/2016
Você quer mesmo que seu filho seja o melhor em tudo ou quer que ele seja feliz ???!!!
06/02/2016
Exibir tudo

Todos sabemos que se temos filhos devemos incentivar hábitos saudáveis e também dar o exemplo para que estes não sofram com problemas como compulsão alimentar, obesidade e doenças consequentes desta! Porém estudos recentes vêm mostrando que os seus maus hábitos antes de ter os seus filhos podem ser os responsáveis por hoje eles terem problemas com peso !

Explicarei melhor, recentemente foi publicado um estudo realizado pela Universidade de Copenhagem, na Dinamarca, coordenado por RomainBarrès, o trabalho mostrou que o excesso de peso modifica o padrão de metilação de genes nos espermatozoides, o que poderia influenciar a adiposidade nos filhos, levando ao desenvolvimento de obesidade.

epigenéticas-en-los-espermatozoides-780x332** A metilação em um gene reduz a expressão do mesmo, consequentemente ocorre diminuição na produção da respectiva proteína. **

O estudo analizou os espermatozoides de homens obesos antes e depois de certo tempo da cirurgia bariátrica, o que foi constatado é que há diferentes padrões de metilação em genes que controlam o desenvolvimento e função cerebral entre obesos e magros. E mais importante, o estudo mostrou que no obesos o padrão de metilação é alterado após a cirurgia e redução do peso, principalmente no genes relacionados à regulação central do apetite. Essas alterações epigenéticas podem ser transferidas aos filhos. Com isso, pode haver predisposição para o desenvolvimento da obesidade no bebê.

Esse estudo nos traz informções importantes e uma nova visão, já que a grande maioria dos estudos sempre são realizados em mulheres !  Porém o estudo ainda é recente e teremos que aguardar o resultado de observação dos filhos destes pacientes, para confirmar a relação entre essas modificações epigenéticas e a obesidade nos mesmo!

Mas já podemos ficar atentos, pois sabemos que existe modificações epigenéticas devido à obesidade e que essa pode ser transmitida para os descendentes, então não custa nada nos mantermos saudáveis pelos nossos futuros filhos, não só as mulheres como também os homens !!!

 

1 Comentário

  1. Meiry Mayumi Tida Maeda disse:

    Bom dia Giuli! Gostei da matéria! Mas se for ao contrário, também modifica o padrão de metilação de genes? No Japão, minha mãe falou que as mulheres são super magras e o bebê nasce abaixo do peso e com outros problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *