Exercícios físico x Gestação

As meias ideais para correr !! Sim isso faz diferença !!!!
20/11/2015
Nesse verão que tal um suco de abacaxi ?!! Conheça aqui os seus benefícios !
02/12/2015
Exibir tudo

Durante a gestação o corpo da mulher passa por diversas alterações fisiológicas, relacionadas ao metabolismo, sistema cardiopulmonar, musculoesquelético, endócrino, hematológico, tegumentar, emocionais, entre outros.

Uma delas é a frouxidão ligamentar, que é o relaxamento dos ligamentos das articulações, causando um aumento da mobilidade articular. Normalmente esta relacionada com os hormônios progesterona e relaxina, produzidos na gestação. Por isso é necessário que as mulheres tenham um programa de exercícios com fortalecimento muscular, antes, durante e após a gestação, para manter a estabilidade das articulações e força muscular, evitando estresse e desconforto.

No período pós-parto, o corpo das mamães tende a retornar gradativamente como era antes. Porém podemos acrescentar alguns exercícios a fim de acelerar e auxiliar este retorno.

O assoalho pélvico é uma camada muscular encontrada sob a pelve, responsável pelo controle dos esfíncteres urinário e fecal e sustentação de órgãos pélvicos. É muito comum algumas gestantes apresentarem incontinência urinária, que é a perda involuntária de qualquer quantidade de urina. Durante e após a gestação, esses sintomas podem estar presentes, devido ao efeito da pressão do útero gravídico sobre a bexiga, reduzindo sua capacidade. O estresse dos nervos e músculos do assoalho pélvico relacionado à gestação e ao parto, e a fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, podem ser fatores predisponentes para a incontinência urinária. A fisioterapia tem um papel muito importante na prevenção e tratamento deste quadro, com técnicas de fortalecimento muscular, exercícios perineais, eletroestimulação do assoalho pélvico, terapia com cones vaginais e biofeedback.

Outra musculatura modificada durante a gestação são os músculos abdominais, que passam por uma distensão, atrasando um pouco mais em seu retorno, comparando as outras alterações. Esses músculos são responsáveis por parte da estabilização de nossa coluna vertebral. Por isto é de extrema importância a manutenção do fortalecimento, mas isto sempre sob supervisão de algum profissional da saúde. Lembrando que no período pós-parto, este fortalecimento pode ser feito após 15 dias em parto normal e 3 meses após cesariana, de acordo com a liberação do seu médico.

É possível manter uma rotina de exercícios antes, durante e após a gestação, desde que seja praticada dentro dos limites estipulados por um médico e fisioterapeuta. A atividade física proporciona uma série de benefícios para a gestante e para o bebê. O principal deles é prevenir algumas alterações que as gestantes podem apresentar como a hipertensão e diabetes, além de combater a obesidade e as dores no corpo. Os exercícios podem também dar mais disposição e força para as mulheres.

caminhada grávida

Nos primeiros quinze dias pós-parto você pode iniciar com uma caminhada leve diariamente, e depois ir acrescentando alguns exercícios para grupos musculares específicos. Mas lembre-se, é sempre seguro procurar um profissional para te auxiliar e orientar.

 

Por : Karen Flório Mediotti – Fisioterapeuta do Hospital Albert Einstein
Contato: kmediotti@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *