A importância do alongamento quando praticamos atividade física !!!

Conheça o Arroz Negro – grande aliado da saúde e boa forma !!
23/10/2015
Praias em São Paulo – conheça Ilhabela !!
01/11/2015
Exibir tudo

Essa é uma pergunta muito frequênte e que pode dividir muito as opniões, por isso convidei uma fisioterapeuta ( Karen Flório Mediotti ) para falar sobre esse assunto !!

Porque me alongar?

Alongamento é considerado um exercício físico que aumenta o comprimento dos tecidos moles aumentando a flexibilidade. Existem dois tipos de alongamento, o estático no qual se permanece certo tempo numa determinada posição, para alongar os músculos e tendões, e o dinâmico realizado por meio de movimentos leves e repetidos, promovendo o aquecimento do corpo e o aumento de fluxo sanguíneo muscular.


Tecidos moles correspondem cerca de 50% do peso corporal adulto, são estruturas localizadas entre a epiderme e as vísceras, exceto os ossos. São considerados os vasos sangüíneos e linfáticos, músculos lisos e estriados, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e outros.

Quando nos alongamos promovemos um bem estar físico ao nosso corpo, reduzindo o risco de lesões e melhorando o desempenho muscular e a postura.
O alongamento permite a recuperação do comprimento muscular funcional, possibilitando o alívio de tensões, realinhando a postura e melhorando a amplitude de movimento.
Durante o alongamento podemos cometer alguns erros na técnica como por exemplo o excesso de tensão e o posicionamento incorreto da parte do corpo que você está alongando, por isto, deve-se estar sempre atento para não ocasionar uma possível lesão. É aconselhável a orientação de um profissional (educador físico ou fisioterapeuta), mas alguns alongamentos básicos você pode e deve fazer sempre.
Para que seja executado de forma correta e segura, o músculo deve ser alongado lentamente através de sua amplitude de movimento, até sua resistência, Permaneça nesta amplitude 40 segundos a 1 minuto. Durante o alongamento, continue respirando normalmente.
Nossas atividades do dia a dia podem nos viciar a posturas erradas, ocasionando desconforto e tensões musculares. O alongamento é um grande aliado para aliviar a tensão do dia-dia e também ajuda na postura.

Temos aqui alguns alongamentos que podem ser feitos no seu dia a dia.

Folder Caminhar 2011 miolo

Se você possui alguma alteração na coluna ou em qualquer parte do corpo, antes de iniciar atividade física e alongamento, procure um profissional para direcionar seu treino conforme suas condições. 

Cuide bem do seu corpo, ele é o reflexo da sua saúde!
Karen Flório Mediotti – Fisioterapeuta do Hospital Albert Einstein
Contato: kmediotti@yahoo.com.br
Prof. Julio Dotti – Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. É diretor Técnico da Limite Team Assessoria Esportiva
Contato: limiteteam@planetsport.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *