Como saber qual o seu peso ideal ?!! Isso realmente existe ?

W21k ASICS – 18/10/2015 – Minha primeira meia maratona !!!
18/10/2015
Teste – Tênis Adidas Energy Boost
21/10/2015
Exibir tudo

EXISTE UM PESO IDEAL PARA CADA PESSOA?

Embora seja prática comum entre os profissionais de saúde calcular um peso tido como ideal, é preciso que saibamos que este valor não passa de uma especulação sem fundamento. Para chegar-se a este hipotético peso ideal costuma-se utilizar algumas fórmulas baseadas na altura e na idade ou na relação entre altura e peso.

fat-man-screaming-at-a-scaleQuando subimos em uma balança, o valor obtido representa a soma total de diversos componentes do nosso corpo, os quais podem ser divididos a grosso modo em dois grupos: massa gordurosa e massa magra. Massa gordurosa é o total de gordura e massa magra é o total de tudo o que não é gordura (água, músculo, pele, dentes, ossos, ligamentos, tendões, unhas, cabelo, órgãos etc).

Se variarmos proporcionalmente os dois componentes em direções opostas (aumentando um e diminuindo o outro na mesma quantidade), não ocorrerá mudança no peso. Obesidade é um estado caracterizado pela existência de excesso de gordura, logo, voltando à situação da variação dos componentes, se formos aumentando a quantidade de gordura e proporcionalmente diminuindo a massa magra manteremos o peso mas a pessoa estará cada vez gorda. Desta forma, não nos resta dúvidas de que se o peso não serve para definir quem está com excesso de gordura ele também não serve para definir quem está em uma situação ideal.

bioimpA bioimpedânciometria é um exame ambulatorial, inócuo, simples, prático, rápido e barato que consegue estimar de forma extremamente precisa a composição corporal, nos dando, entre outras coisas, a massa gorda e a massa magra, dados suficientes para que possamos verificar se a pessoa em estudo está com excesso de gordura ou não. Hoje sabemos que para o homem o ideal é ter abaixo de 18% de gordura e a mulher deve ter menos que 20% de gordura. Mantendo a quantidade de gordura e aumentando a massa muscular iremos obter um peso cada vez maior, porém uma porcentagem de gordura cada vez menor

Portanto, em resumo, podemos dizer que não existe um peso ideal a ser buscado, o que existe é uma composição corporal ideal, na qual a proporção entre o total de gordura esteja adequada ao total da massa magra.

Sabendo disso, agora você já pode dar folga a sua balança e começar a focar mais em estratégias para reduzir o percentual de gordura corporal, independente do peso que terá, para isso procure um profissional para orientá-lo em dieta e também atividade física, a combinação das duas coisas é fundamental para quem pretende melhorar a composição corporal !!

Por:

Dr. Dermival Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *