Minha primeira meia maratona – dieta da última semana !!

Corrida e esportes para crianças !!
12/10/2015
Ômega 3 durante a gestação pode evitar parto prematuro e ainda aumentar o QI do seu bebê !!!!
15/10/2015
Exibir tudo

Às vésperas de correr minha 6* (sexta) corrida da vida,veja aqui como foram as primeiras, e minha primeira meia maratona ( 21km) me encontro extremamente ansiosa e apreensiva. Sim a insegurança é natural, apesar de eu ter me dedicado aos treinos e “gabaritado” as planilhas do meu treinador Julio Dotti, eu nunca corri 21km e ainda gostaria de fazê-lo em menos de 1h55min, esse tempo foi definido pelo meu treinador de acordo com meus tempos em outras provas passadas e meus tempos nos treinos, ele acredita que eu serei capaz de cumprir essa meta e eu vou com essa missão !!

Nessa próxima semana eu terei um treino mais leve para que não tenha risco de sobrecarga e lesões e também para poupar um pouco os estoques de glicogênio muscular !

Em relação à dieta que seguirei essa semana, é importante que nessa semana pré-prova a dieta seja o mais natural possível, sem alimentos industrializados, sem açúcar refinado e guloseimas e que haja o consumo adequado de carboidratos em todas as refeições, sendo esses de fontes naturais como frutas, cereais e legumes, proteínas magras também em todas as refeições e pouquíssima gordura ! Mas com cuidado para não ganhar peso nesses últimos dias, afinal, meu treino estará mais leve e não quero chegar no dia da prova para correr com carga a mais do que eu treinei!

Uma curiosidade, você sabia que os maiores corredores do mundo, os quenianos, têm uma dieta baseada em carboidratos e sem nada industrializado?

No dia anterior à prova é muito importante que o corredor não invente moda, não é o dia de experimentar comidas novas e nem de ir comer fora, coma de forma saudável, natural e sem abusos, você não vai querer acordar no dia da prova com um desarranjo intestinal não é mesmo ?! O seu jantar antes da corrida deve ser rico em carboidratos e pobre em grodura, uma boa opção seria um macarrão ao molho sugo ou ainda uma porção de arroz integral com feijão e um frango grelhado com legumes no vapor ! Existem aqueles que gostam de comer uma bela pizza na noite anterior, mas novamente, assumindo os riscos de desarranjos intestinas, devido ao teor de gordura dessa refeição !

sucobeterraba

Um alimento estratégico antes e depois dos meus treinos é a beterraba, já fiz um post falando apenas sobre isso aqui, super fonte de nitratos inorgânicos,  para aumentar a perfusão e consequentemente o aporte de nitrogênio aos tecidos, e após o treino auxilia na recuperção da musculatura. O nitrato dá origem ao óxido nítrico, um vasodilatador muito potente. Essa vasodilatação contribui para o aumento da quantidade de oxigênio e nutrientes levados aos tecidos, melhorando a performance na corrida e a recuperação. O objetivo do uso do nitrato é gerar óxido nítrico por uma via diferente da via clássica, que é através do aminoácido arginina.

Uma forma de consumir esse alimento seria em suco, bata meia beterraba, 1 folha de couve, 1 punahdinho de espinafre, gengibre a gosto, suco de 1 limão e água !!! Beba 1 copo antes e 1 depois do treino !!

O ideal é que você quando for iniciar seu treinamento também procure um nutricionista para prepara um plano alimentar para que você consiga obter o seu potencial máximo, nutricão ideal aliada a uma boa planilha de treinamento, ambos individualizados, é tudo o que você precisa para chegar cada vez mais longe !!!

Bom, no próximo domingo eu venho aqui contar para vocês como foi a prova  !!! Me desejem sorte hehe

Beijos

Dra. Giuli Pansera

Siga também:

Face: G-realFit

Instagram: @giulirp

SnapChat: Giulirp

Twitter: @Giulirp

 

2 Comentários

  1. Monica disse:

    Muito jóia, BOA SORTE!!! 😀

  2. giulirp disse:

    Obrigada Daniiiii

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *