Como desfraldar seu bebê, 5 dicas para o sucesso !!

Comparação entre bebês … será que o meu é atrasado ??!!????
07/10/2015
Primeiro Evento Energia e Saúde no Parque Vila Lobos foi um sucesso !!!
09/10/2015
Exibir tudo

O desfralde é um marco no desenvolvimento da criança, é como se ela mostrasse que agora é quase independente, já consegue cumprir com suas necessidades fisiológicas quase que sem ajuda de ninguém, e por isso é tão importante que seja sutil e sem traumas, caso contrário pode trazer muita insegurança e retrair a personalidade da criança!

Resolvi escrever esse post pois eu mesma tive muitas dúvidas e ansiedades em relação a este processo, quem ainda não sabe eu tenho um bebê que está atualmente com 2 anos e 5 meses, confesso que pesquisei em artigos, google e quase comprei um livro que teoricamente me ensinaria a tirar a fralda em apenas 3 dias !!!

Tudo bobagem !

Quando o momento certo chegou vi que não era tão difícil e nem uma questão para se estudar nos livros antes hehe

Porém vou escrever para vocês, pois sei como é difícil achar informações realmente relevantes e confiáveis sobre esse assunto e assim como eu muitas mamães de primeira viagem têm dúvidas !!

Passo 1:

Não tente tirar a fralda do seu filho antes dos 2 anos, a menos que ele mostre claros sinais de que está pronto, pois é a partir dessa idade que ele começa a ter controle dos esfíncteres, antes disso a grande maioria das crianças não é capaz de segurar o xixi e por essa razão você terá muitos “acidentes” xixi na roupa e pela casa!! Não é algo natural da criança controlar os esfíncteres antes dos 2 anos, por isso não force a barra !! Mas o que você pode sim fazer é ir acostumando seu filho ou filha que nós utilizamos o banheiro para fazer as necessidades, como fazer isso? ele verá vocês indo ao banheiro, fale as vezes ” nossa a mamãe precisa fazer xixi, vou ao banheiro !” Isso já vai criando a consciência neles de que ali é o local ideal para ir nesse momento, mesmo que ele ainda não tenha controle, já terá a informção !

Passo 2 :

Você não vai ter um alarme soando no aniversário de 2 anos dizendo que agora pode jogar todas as fraldas fora que ele irá até o peniquinho ! Fique calma e apenas observe, o momento certo é aquele em que você começa a ver que a criança percebe que tem vontade de fazer xixi ou côco, alguns se escondem, outros avisam que já fizeram, alguns que já falam melhor até chegam a pedir para trocar a fralda, isso é um sinal de que eles já não ficam mais confortáveis fazendo as necessidades na fraldinha.

Essa é a sua vez de entrar em ação !!

Escolha agora o equipamento adequado, não precisa ser o penico voador que toca música e dança para seu filho, mas tem que ser algo seguro e confortável que ele consiga sentar e levantar sozinho. Fora isso, é a hora de comprar um monteeeeee de cuequinhas ou calcinhas, acidentes poderão acontecer e você talvez passe o dia todo trocando !

desfralde

Passo 3: 

Comece aos poucos, uma coisa que deu certo comigo foi todos os dias pela mahã eu tirava a fralda e perguntava se ele queria fazer xixi colocando no peniquinho, ele fazia porque estava com vontade, e depois eu colocava a fralda normal. Fiz isso por 1 semana!!

Passo 4: 

Na semana seguinte escolhi a sexta-feira para começar, eu não tinha mais fraldas em casa e isso foi uma razão a mais. hehe

Lembre-se que se ele ficar parte do dia com outras pessoas, essas deverão seguir a mesma estratégia que você, caso contrário tudo será perdido, portanto avise todo mundo, papai, vovó, babá, titia, professoras,…!

Cheguei de manhã para o meu bebê que estava com 2 anos e 4 meses e disse:

” B hoje não temos mais fraldinha, vamos fazer xixi no peniquinho ta bom? “

A primeira reação foi negativa, ele disse que era chato e não queria fazer xixi no peniquinho, mas eu me mantive firme e coloquei apenas uma cuequinha nele, sem calça para facilitar !! Durante o restante do dia eu fiquei perguntando a cada 30 min se ele queria fazer xixi, sempre me respondendo que não, até o momento que fez na cuequinha! Ele veio correndo me avisar e estava incomodado, pediu para trocar. Ótimo, a partir desse momento ele iria prestar mais atenção.

O próximo xixi foi no penico e sem a minha ajuda, ele foi sozinho e sentou lá, sem tirar a cuequinha, mas o importante é que ele tinha entendido o mecanismo da coisa ! O mais importante de tudo, nessa hora eu me mostrei super feliz, fiz uma festa para ele e disse que a mamãe estava muito feliz que ele tinha usado o peniquinho !!! Ele se sentiu mais importante por aquilo e desse momento em diante ele vinha pedir todo orgulhoso quando queria fazer xixi e NUNCA mais fez nas calças !

É claro que na primeira semana precisamos ficar atentas aos sinais e perguntar sempre se eles querem ir ao banheiro, tanto para o número 1 quanto para o número 2, pois a partir desse momento ele não tem mais fralda para nenhum dos dois !

Já a partir dos 3 dia ele irá te pedir todas as vezes, mas por segurança continue perguntando ! E continue elogiando todas as vezes !

Dica importante: NUNCA, JAMAIS apresse a criança para fazer terminar logo o que ela estiver fazendo, isso poderá causar um bloqueio e dificultar ou até reverter as evoluções ! E NUNCA, JAMAIS deixe seu filho cair dentro do vaso sanitário, isso fará com que ele tenha medo de ir ao banheiro e pode atrasar todo o processo, utilize o equipamento adequado para bebês !

Passo 5: 

desfralde-passo-passo-08

Desfralde noturno, na primeira semana eu mantive a fraldinha da noite, mas levava para fazer xixi antes de deitar e assim que acordava.

Quando senti que ele estava seguro e firme durante o dia avisei que essa noite não teria fralda e que se ele fizesse xixi iria molhar tudo ! As 4 hs da manhã acordei e levei ele fazer xixi e coloquei de volta na cama, nas noites seguintes apenas se ele acordava eu levava ao banheiro, e nunca tivemos um acidente noturno !!

Observação importante, meu filho é menino, e por isso eu achei um pouco difícil ensinar ele a fazer xixi e controlar a torneirinha, mas definitivamente primeiro ensine sentado e quando ele for maiorzinho o pai se encarrega de ensinar em pé hehehe

Aí você me pergunta…..  “Mas assim tão simples e fácil?!!!!”

Sim, assim simples e fácil, como andar, controlar os esfíncteres é natural do ser humano e irá acontecer cedo ou tarde, só não podemos fazer disso um “big deal” e nem criar traumas na criança!

Tenha paciência, tenha muitas cuequinhas e calcinhas e tire um final de semana para ensinar isso ao seu bebê ! Com certeza será um sucesso e você e ele sairão orgulhosos desta etapa !

Boa sorte e me contem aqui como foi esse processo para vocês !!

Beijos

Dra. Giuli Pansera

Sigam também no:

Facebook : G-realfit

Instagram: @giulirp

Twitter: GiuliRP

Youtube: Giuli RP

SnapChat: GiuliRP

37 Comentários

  1. Dani disse:

    Acho que sem querer ate pela minha inesperiencia meu filho entrou no processo retroativo, ele tem 2anos e 5 meses e ainda nao fala o que dificulta um pouco mas, to tentando o desfralde ja faz uns dois meses e a 1° coisa que ele fez no peniquinho foi o n°2 fikei super feliz, fiz festa e tdo mas, joguei na privada fizemos festa novamente demos thau e qndo dei a descarga foi akele choro sentido levei uns 10 min para acalma lo, depois disso ele nao qis mas o penico tem medo do adptador d acento, mas durante todo o dia fica apenas de cueca, tem sido dificil mas seguindo a diante.

    • Cris disse:

      O meu filho parou de usar fraldas com 1 ano e 3 meses não tive dificuldades pra desfraldada ele

    • Cris disse:

      O meu filho parou de usar fraldas com 1 ano e 3 meses não tive dificuldades pra desfraldada ele foi rápido l

    • Daniela disse:

      Engraçado é ter que ouvir de todos que “2 anos e 8 e é é ainda usa fraldas ????” Mas eu tive o mesmo problema é depois disso ele não quis mais, foi exatamente assim, fez comemoramos e joguei e comemoramos e ele chorou chorou chorou…… Não fez mais e chora se eu deixar ele sem fralda, não sente se esta sujo ou cheio de xixi. Não sei mais oque fazer .

  2. Michelle disse:

    Meu Miguel tem 1 ano e 4 meses, muito esperto! Quando percebi que ele estava me avisando quando vinha o número 1 ou o número 2, providenciei logo o pinico! Sempre perguntava se ele queria fazer xixi, sempre respondia que sim. Íamos para o pinico, em um lugar no banheiro, as vezes não fazia, mas assim funcionou com ele. Hoje com um ano e quatro meses, pede pra fazer o número 1 e o número dois, só falta tirar a fralda durante a noite. Ele ainda n ta preparado. Rsrs

  3. tati disse:

    Boa tarde, minha filha de 2 anos e meio nos dois primeiros dias foi bem mas a partir do terceiro dia começou a prender o número 1 e o número 2. Tive que voltar com fralda. Não sei o que eu faço.

    • giulirp disse:

      Oi, não se preocupe, volte a tentar de forma natural sem que ela perceba, volte a tirar a fraldinha, diga que é porque está muito calor !!!

  4. camila disse:

    Olá, achei super interessante suas dicas. Consegui tirar a fralda do xixi do meu pequeno que está com 2 anos e 5 meses. Mas quando o irmaozinho nasceu ele só faz no chão. Quando quer faz no banheiro. Acho que terei que esperar mais um pouco.

  5. Eurilene disse:

    Meu filho saiu da fralda com 7 meses.comecei encina_lo com 4 meses eu marcava 30 a 40 mit.e ligava a toeneira do banheiro e dizia p ele vamos fazer xixi ,segurava no pipiu dele e foi assim q com 6 meses ele começou a acordar de madrugada ficava enjuadinho no berço dai eu levava p fazer xixi e colocava ele novamente no berço .E com 7 meses nao precisou mas de fralda nem a noite.

  6. michele disse:

    Meu filho esta com 2 anos e 7 meses e estou com muitas dificuldades. Ele nunca quer parar de rincar para avisar que esta com vontade. Eu que tenho que levar o pinico até a sala ou quarto.

  7. adriele disse:

    Minha filha tem dois anos e 1 mês estou tentando levala para o piniquinho mais ela n gosta,calsinha ela usa o dia inteiro mais faz tudo na calsinha ela n avisa numero dois so avisa depois q faz e xixi ela nem se quer avisa!

    • No começo elas náo avisam mesmo o que VC pode fazer e sempre pergunta a minha filha também náo avisava eu perguntava toda hora e mesmo ela falando que nao eu levava no penico e ela fazia deixa ela de vestido que facilita mais!!

      Da minha tirei em uma semana e tivemos apenas 2 acidentes rsrs .

  8. Caroline disse:

    Minha filha desde os 7 meses só faz cocô no vaso sanitário e por ela mesma.Ela não quer fazer na fralda, apenas o xixi . Achei muito precoce…

  9. Caroline disse:

    Se eu deixo ela de fralda quando está querendo fazer cocô ela chora horrores até eu colocar ela no vaso

  10. Amanda disse:

    Olá, meu filho está c 2 anos e 7 meses. Estou tendo muitas dificuldades. Ele odeia ir ao banheiro, faz birra. Odiava a cueca, mas agora ja consegui fazer ele.vestir sem escandalos, porem sempre faz.xixi na cueca e pede p colocar a frandinha. N consigo entender o motivo dele odiar tanto o.peniquinho!

  11. lidiana disse:

    Comprei um penico pra ela com 1 e 6 meses….e deixei no banheiro ao lado do vaso sanitario….e aos poucos ela ia la sentar enquanto eu usava ate que ela pediu para tirar a frauda…so tem um detalhe depois que tiro a fralda ela que por de novo….calcinha nem pensar….tem dia que ela vai sem pedir tem dia que pedi….ela ja faz o numero 1 e 2 ….mas coloco a fralda ainda….com 2 anos eu vou pegar mais rigido com ela….ainda ela ta na brincadeira…mas ja foi um grande avanco….em dezembro ela ira fazer 2 anos!!!

  12. Naline disse:

    Foi difícil aparentemente.
    Mais depois da primeira semana ele aprendeu a fazer xixi no vaso.
    Já tirei a fralda noturna também é não tenho tido problemas.
    Claro que algumas vezes ele fez xixi na caminha a noite.
    Talvez ainda ocorra.
    Mais tem dado super certo exceto pelo número 2.
    Ele não consegue ir no piniquinho e nem consegue fazer no vaso.
    Fez por muitas vezes na cueca.
    Hoje ele tem feito na calçada, no chão.
    Tem algum tempo já que tirei as fraldas diurnas dele.
    Ele já tem 2 anos e 9 meses.
    A pouco mais de uma semana tirei a fralda noturna.

    Mas eu não consigo fazê lo ir ao piniquinho Ou ao banheiro pra fazer o número 2.
    Ele até vai, ficamos lá um tempo aí ele diz que não quer e sai, passa alguns segundos ele me grita pra limpa lo por que fez no chão.
    Sei que vai chegar a hora ele vai conseguir.
    Mais se precisar sair com ele o que fazer? Com esse processo tão difícil?
    Quando saio com ele ponho fralda pra não ter problemas com o número 2.
    Kkkkkkk
    Amo sem limites.

  13. mikaely disse:

    Olá. …meu filho acabou de fazer 3 anos desde os dois saiu das fraudas diurnas…mais não consigo tirar a noturna,ele faz muito xixi a noite……tirei por uns 3 dias mais todo dia ele faz xixi na cama…..o que fazer ?

  14. Alessandra disse:

    Super facil pra vc, que bom. Eu tenho gemeas, de 2 anos e 8 meses, uma nao usa mais fralda e a outra nao quer pedir para ir ao banheiro de jeito nenhum. Ja tentei de tudo e nao adianta. Eu nao sou mae de primeira viagem, ja tenho 4 meninas. Eu moro na França e aqui so pode ir na escola se nao usar mais fralda, e Fico super triste vendo uma das minhas filhas indo e outra nao. Bjsssssss

  15. Rosilene Matos Santos disse:

    Oi bom dia tenho uma filha de quase 2 anos e estou começando a tirar as fraldas do dia as vezes ela pedi para fazer o número 1 e 2 mais muitas das vezes ela fazona na calcinha fico irritada mais entendo que isso vai acontecer no tempo certo dela deixo ela o dia todo de calcinha e quando faz eu sempre troco e digo que quando ela sentir vontade para pedir para mamãe vou tentar fazer como você disse.obrigada

  16. Camila disse:

    Minha filha começou a fazer o número 2 na privada com 8 meses, com 10 meses foi definitivo 3 nunca mais fez na fralda… Nunca aceitou penico, hoje com 1 e 10 faz tanto no banheiro, quanto na fralda, meu problema é que na creche não há ambiente adequado para leva-lá no banheirinho… Então vou esperar esse fim de ano para tirar definitivamente, já que ela tem tendência ao desfralde… Não concordo que somente depois dos 2 anow

    • vanessa disse:

      Verdade concordo com vc cada criança tem seu tempo.minha primeira filha saiiu da fralda com 1 ano e 2 meses.agora meu filho tem 10 meses e n usa mais fralda.

  17. vanessa disse:

    Olá meu filho fez 10 meses e acreditem,nao usa mais fralda!!percebi seus sinal q iria fazer xixi e coco antes do esperado ,mesmo de fralda ele queria fazer suas necesidades em pé,aí era só ficar atenta e tirar a fralda dele no começo deixava ele fazer onde estivesse,ele ficava olhando pra baixo vendo o xixi cai,depois toda vez ele olhava pra baixo quando queria fazer xixi dai levava no banheiro.Como ele é menino colocava ele pra fazer no ralo e ele fazia sem problemas.Deixava ele s fralda o dia todo,e só observando suaa açoes como toda mae de bebe de olho em cima entao sabia ja quando ele queria fazer xixi e coco baseando nos seu reloginho fisiologico,ate entao ele só dormia de fralda mas acordava com ela seca e pronto pra fazer xixi.Agora ele ja dorme sem fralda .em casa e na rua nada de fralda!
    Ele ainda n anda.e a ajuda de todos e paciencia é muito importate no desfralde.E sempre é bom ter fraldinhas em casa para no caso de uma diarreia,mas uma vez tirado a fralda,n volte mais a rotina de fralda isso pode confundir eles .

  18. Leidismara disse:

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, desde os 10 eu só uso fraldas pra sair de casa, ele ainda não consegui avisar pra fazer no pinico, faz na cuequinha mesmo, mas já consegui segurar a noite toda. Acho que estou no caminho certo!

  19. Rafaela disse:

    Meu filho tem 2 e 5 meses, tento desfralda-lo as tarde, pois estamos em casa. Mas, é um sufoco, n entendo como pode ser tranquilo para algumas mamães, pq é xixi na casa toda..e limpar o coco das cuequinhas é muito difícil..ele n faz no pinico nem no acento da privada..

  20. Natacia disse:

    Com o meu filho foi assim também, depois de 2 semanas tirei a fralda noturna e nunca o levei de madrugada ele nunca fez xixi na cama, faz xixi as 20h e depois só quando acorda lá pelas 07 da manhã.
    Durante o dia no começo eu não perguntava levava ele de 20 em 20 min mesmo que ele não quisesse depois de uma semana ele começou a pedir e na outra começou a ir sozinho ! Foi muito fácil pra nós também, felizmente !!!!

  21. eliete disse:

    meu filho tem dois anos
    ele faz xixi no piniquinho
    mas Coco não faz ele não senta fica em pé
    ta difícil
    comprei um piniquinho que toca música so pra ensentivar

  22. Amanda Pontes disse:

    Tirei meu filho da frauda ele tinha mais ou menos uns dois anos fazia tudo no peniquinho. Mais nao sei oq aconteceu se ele pegou medo de alguma coisa ou o q que e voutou pra frauda agora ele esta com 3 anos e 4 meses e nao consigo tirar ele da frauda de jeito nenhum. Xixi ele faz fora da frauda sem problemas mais o numero 2 nao. Nao sei oq acontece se ele tem medo ou oq mais quando quer fazer o numero 2 ele chira pede pra colocar frauda e se a gente colocar ele no peniquinho ou no banheiro ele faz escandalo. Eu penso q isso pode ser pq ele tem o intestino preso tem vez q ele demora ate semanas s pra fazer cocô acho q pode ser isso. Alguem pode me dar uma dica do q posso fazer pra ele perder esse medo e alguma coisa q regule o intestino dele?? Mto Obg!

    • giulirp disse:

      Olha uma coisa importante que eu aprendi é que uma vez que tirou a fralda não pode colocar mais, como no caso de ele pedir para colocar para fazer coco, não pode tem que explicar que não tem mais fralda, que você não comprou mais que ele tem que fazer no banheiro. Mas é importante você ir com ele no pediatra e verificar porque ele tem o intestino tão preso, isso é bem grave, eles precisam fazer coco no mínimo 1 vez ao dia. verifique a alimentção dele e o quanto de água ele toma !!

      bjinhus e boa sorte

  23. Gleicy disse:

    Olá! Minha filha primogênita, tem 3 anos e 5 meses . e só sabe pedir p fazer xixi. cocô ela nunca avisa!só faz na calcinha.náo usa fralda desde os dois anos e 5meses.
    Quando eu percebo que ela ta querendo fazer o num.2 eu levo logo pro vaso. aí ela faz.mas nunca termina,tipo só faz um pouquito de nada e diz q acabou.mas meia hora depois faz de novo ,na calcinha!to sem saber o q fazer. 🙁

  24. Kelen disse:

    Meu filho tem 2 anos e 15 dias e pede para fazer xixi e o Coco ele pede para fazer na fralda, tô tentando de tudo mas só faz na fralda.Ele pediu para fazer o Coco e eu coloquei no pinico no vaso e nada so chora e pede fralda aí eu coloco e na mesma hora ele faz.
    O que faço meninas faço?

    • giulirp disse:

      Explica para ele que não tem fralda mais, que vcê esqueceu de comprar e que ele precisa fazer no vaso igual a mamãe e o papai ! Mas é importante vocÊ não ceder, uma vez que tira não coloca mais, mesmo que ele fizer na calça algumas vezes !!

      bjinhus boa sorte

  25. Isis disse:

    Meu filho tem dois anos e seis meses, e faz xixi normalmente sem pedir, no vaso sanitário… Mas cocô ele não faz de jeito nenhum, só na fralda… Já tentei várias vezes, mas ele diz ter nojo.. Faz até ânsia de vômito! Não sei mais o que fazer! Teria alguma sugestão?

  26. Amanda disse:

    Aki en casa é uma tragédia. 3 anos e 1 mes e nao anda dando certo. Ja tem meses q nao usa fraldas, mad parece a primeira semana. Se pergunto se ele quer fazer xixi, a resposta é smpre negativa e logo depois, xixi na cueca. Levo ao banheiro sem perguntar e o danadinho trava as pernas. Na escola é pior…3 roipas por dias,nao aceita ir ao banheiro.. tem sido um trauma p mim!

  27. Emylaine disse:

    Estou vindo aqui para agradecer pelas dicas, depois que vi esse post. Tomei a iniciativa de desfraldar meu filho, que já estava dando os sinais, ele está com 2 anos e 2 meses. Foi super fácil e super tranquilo, realmente era o momento, ele saiu super bem, na segunda semana já estava indo sozinho fazer o número 1 e o 2. Beijos e obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *