Qual a quantidade certa de sono por dia ???!!

Disney Run Magic – minha segunda prova de 10km
02/09/2015
Porque usar a frequência Cardíaca como controle de intensidade durante a corrida?
16/09/2015
Exibir tudo

QUEM DORME MAIS VIVE MAIS?

Todos nós sabemos que o sono é o momento em que o corpo se recupera e se reorganiza e que neste período ocorre a produção e liberação de uma série de hormônios e mediadores indispensáveis à saúde e integridade do nosso corpo. Sabemos também que a falta de sono impossibilita estes mecanismos e atua como um fator de stress prolongado, o que certamente não é nada bom para o organismo.

Diante disto o natural seria supor que quanto mais dormimos melhor para a nossa saúde, mas diversos estudos epidemiológicos, envolvendo a avaliação de mais de 2 milhões de pessoas durante um tempo prolongado, nos mostram que nem tudo é tão simples como pensamos.

tempo de sono adequado Estas pesquisas mostraram uma relação direta, estatisticamente significativa, entre a quantidade média de horas de sono e mortalidade, de modo que as pessoas que dormiam menos de 7 horas apresentaram uma chance de morrer 12% maior que as que dormiam 7 horas, um resultado que na verdade, como vimos, já era esperado.

A grande surpresa foi o fato de que aqueles que dormem mais de 7 horas também apresentaram uma probabilidade maior de morrer e, o mais estranho e inexplicável, esta probabilidade é de 30%, ou seja quem dorme mais de 7 horas tem uma chance de morrer equivalente a 2,5 vezes a de quem dorme menos que 7 horas!

A conclusão a que os pesquisadores chegaram é que, se queremos ter uma vida saudável e prolongada devemos manter o tempo destinado ao sono entre 6 e 8 horas por dia, nem mais, nem menos.

 

Por Dr. Dermival Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *