A polêmica dos óleos vegetais e animais !!! Qual é melhor para a saúde??

COLESTEROL – Realmente é um vilão ?
25/08/2015
Disney Run Magic – minha segunda prova de 10km
02/09/2015
Exibir tudo

SERÁ VERDADE QUE OS ÓLEOS E MARGARINAS VEGETAIS SÃO MELHORES PARA A SAÚDE QUE A GORDURA ANIMAL?
Este é um conceito largamente divulgado porém o que as metanálises nos mostram é justamente o contrário.

Os óleos e margarinas vegetais (exceto os de oliva e de coco) são ricos em ácidos graxos poli-insaturados ômega 6 os quais em excesso causam aumento da produção de eicosanoides inflamatórios principalmente as prostaglandinas E2 (PGE2), os leucotrienos 4 (LT-4) e os tromboxanos A2 (TXA2), fato que provoca aumento da pressão arterial, aumento da coagulação sanguínea, aumento da incidência de aterosclerose, broncoespasmos, artrites, eczemas, psoríase, aumento da incidência de câncer, maior produção de radicais livres, Alzheimer, diminuição da relação HDL/LDL e aumento da mortalidade geral, entre muitos outros efeitos péssimos à saúde.

coconut-oil-imageO uso de óleo de azeite e óleo de coco (ricos em ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado ômega 9) diminui a produção dos eicosanoides inflamatórios e aumenta a relação HDL/LDL, combatendo os efeitos do excesso do ômega 6.

A principal gordura animal, presente na carne vermelha, é o ácido esteárico, uma gordura saturada, tida até hoje como péssima para a saúde. Porém no nosso organismo o ácido esteárico é convertido pela enzima desaturase D9D em ácido oleico, isto mesmo ácido oleico, exatamente igual aquele proveniente do azeite de oliva, ou seja resultado final benéfico.

Ainda em relação à gordura animal, observamos que alguns peixes são ricos em ácido graxo poli-insaturado da classe dos ômega 3, os quais provocam aumento da produção de prostaglandinas E1 e E3 (PGE1 e PGE3) e de leucotrienos 3 e 5 (LT-3 e LT-5) os quais combatem prontamente os malefícios do excesso de ômega 6, resultando também em benefícios para nossa saúde.

manteigaEm resumo, o uso de óleos de cereais, óleo CANOLA ( que é produzido em laboratório) e margarina vegetal aumenta a proporção de ômega 6 e é altamente prejudicial para a nossa saúde. Entre a margarina e a manteiga deve-se preferir a manteiga e no lugar dos óleos de cereais deve-se optar pelo óleo de coco ou azeite. Lembrando sempre que o ideal é consumir o azeite frio !

Ainda, visando melhorar a saúde, devemos ingerir mais ômega 3 presente em diversos alimentos como por exemplo o salmão selvagem e a sardinha.

 

Por Dr. Dermival Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *