COLESTEROL – Realmente é um vilão ?

Afinal adoçantes artificiais são bons para quem quer perder peso ?!
19/08/2015
A polêmica dos óleos vegetais e animais !!! Qual é melhor para a saúde??
28/08/2015
Exibir tudo

Mais um post excelente escrito pelo Dr. Dermival Pansera !

Todos os dias você ouve que deve tomar cuidado com o nível do seu colesterol, que deve evitar determinados alimentos, ricos em colesterol, que deve tomar medicamentos para manter seu colesterol baixo, caso ele esteja elevado, e coisas deste tipo, mas será que isto é realmente verdade?

O que as recentes pesquisas mostram é que não existe nenhuma associação entre o nível de colesterol no sangue e problemas cardiovasculares ou mortalidade, desde que este colesterol não esteja oxidado e que a relação HDL/LDL esteja dentro de determinados níveis. Em outras palavras, o verdadeiro vilão não é o colesterol mas sim a diminuição da relação entre o colesterol de alta densidade (HDL) e o de baixa densidade (LDL) e a oxidação deste colesterol.

omega-3e-omega06A relação HDL/LDL pode ser mantida adequada reduzindo a ingestão de carboidratos e de gorduras trans, aumentando a ingestão de gorduras insaturadas ômega 3 e 9 e também reduzindo a ingestão de gorduras ômega 6, ao passo que a oxidação do colesterol pode ser facilmente combatida através do estimulo à produção de antioxidantes pelo nosso próprio corpo e pela suplementação alimentar.

O colesterol é uma molécula importantíssima para o perfeito funcionamento das células, incluindo as cerebrais e cardíacas, para a obtenção de energia e é a matéria prima utilizada para a produção dos chamados hormônios esteroidais (progesterona, testosterona, estradiol, estriol, estrona, DHEA, pregnenolona, androstenediona, aldosterona, cortisol, etc.) e da vitamina D.

Quando tomamos medicamentos para diminuir a síntese de colesterol, como as estatinas, afetamos as membranas celulares, a geração de energia, a imunidade do nosso organismo, a modulação genética e o nível de hormônios sanguíneos, uma situação altamente danosa à nossa saúde.

Portanto, em resumo, o colesterol é altamente benéfico à nossa saúde e não deve ser combatido, porém deve ser modulado, para manter a relação HDL/LDL adequada, e ao mesmo tempo devemos evitar a sua oxidação para podermos desfrutar, de modo seguro, os seus benefícios.

 

Por Dr. Dermival Pansera

1 Comentário

  1. Larissa Bordalo disse:

    Amei o post! Muito esclarecedor!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *