Porquê você deve evitar os embutidos !

10 mentiras sobre obesidade infantil !
26/07/2015
Fondue Fit em São Paulo – Hannover
29/07/2015
Exibir tudo

Muito se ouve falar que devo evitar os alimentos chamados embutidos, mas você sabe o porquê ?

Sabia que não devemos oferecer esse tipo de alimentos para as crianças, muito menos as menores de 3 anos ?

Afinal quais são os alimentos embutidos ? Listarei aqui alguns para que vocêsaiba do que estamos falando e depois falarei sobre seus perigos !!

Entende-se por embutidos, os produtos constituídos a base de carne ( principalmente suína)  picada e condimentada com forma geralmente simétrica. São embutidos sob pressão em um recipiente ou envoltório de origem orgânica ou inorgânica , aprovado para este fim.
EMBUTIDOS_1   Os alimentos embutidos surgiram da necessidade de conservar as carnes. Com a correria do dia a dia e o desenvolvimento das industrialização, esses alimentos passaram a ser bastante utilizados na alimentação da população geral, principalmente daquela de baixo poder aquisitivo.

Além da carne, os ingredientes básicos dos embutidos são a gordura, o sal, os açúcares, nitratos e nitritos, especiarias, conservantes e as tripas.

1. Bom um dos maiores perigos dos alimentos embutidos está em conter nitrito e nitratos, essas são substâncias usadas para conservação dos alimentos e estão presentes também nos enlatados. Essas substâncias, no nosso estômago se transformam em nitrosaminas, substância que cientificamente é comprovada como cancerígena se consumida de forma contínua e abundante. Ou seja, se você comer 1 cachorro-quente 1x no ano não vai te fazer mal, porém aquela mãe que da para o filho todos os dias no almoço e jantar salsicha, essa sim estará aumentando significativamente as chances da criança desenvolver um câncer !

2. Outro ponto negativo são os aditivos químicos, são adicionados para deixar esses alimentos mais saborosos e duráveis, e esses são inúmeros, mas podemos citar aqui os corantes, aromatizantes, estabilizantes, antioxidantes, conservantes, corantes e acidulante. Muitos deles podem causar alergias, intolerância, e até mesmo são cancerígenos em altas doses.

3. O alto teor de sódio é um dos problemas mais citados desse tipo de alimentos, e eles não só podem ser nocivos às pessoas portadoras de hipertensão e sim para qualquer pessoa. Aumentam a pressão, causam retenção hídrica, entre outros diversos problemas.

4. Outro problema grave desses alimentos é a gordura, a gordura saturada é um importante ingrediente desses alimentos, e esse tipo de gordura é responsável por aumentar o colesterol ruim no organismo e aumentam os riscos de doenças cardiovasculares. A maioria dos embutidos possui o dobro da quantidade de gordura das carnes em natura.

cheap-healthy-foodsEspero que tenha ficado claro aqui que em algumas situações o barato pode sair caro, ou seja, não ceda à praticidade dos alimentos embutidos, prontos congelados ou enlatados. A melhor alimentação é aquela a base de alimentos frescos e naturais preparados por você em casa ! Tenha sempre em casa frutas, legumes, verduras e  carnes frescas, se você se programar e for comprar na feira ou até mesmo nos mercados municipais não sai caro e fará muito bem para a saúde da sua família  !!

 

Por Dra. Giulianna Pansera

 

1 Comentário

  1. Thaís Ribeiro disse:

    Giuli, excelente post.
    Adorei!!!
    Sabia que não era saudável, mas não tinha o conhecimento de tantas coisas contidas neles.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *