10 mentiras sobre obesidade infantil !

O famoso mingau de chocolate do B !!! Aprenda aqui como fazer …
24/07/2015
Porquê você deve evitar os embutidos !
28/07/2015
Exibir tudo

A obesidade infantil é um dos maiores problemas nutricionais de nosso país! Por esse motivo, muito se tem falado sobre esse assunto em congressos, na imprensa e nas conversas do dia-a-dia. Sendo assim, é natural que muitas idéias equivocadas sejam divulgadas como se fossem verdades.

Que tal listarmos 10 desses conceitos e fazer os desmentidos?

Crescer emagrece: se fosse verdade, ao final da adolescência todas as crianças obesas teriam crescido e emagrecido. O perigo de uma criança ser obesa é tornar-se um adulto obeso: na verdade o perigo já está na própria infância, com aumento da pressão arterial do colesterol e até com o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2.

A culpa é da Avó (ou da escola, da babá etc):  não é o caso de achar culpados, mas de definir obesidade infantilresponsabilidades e a verdade é que os pais são os principais responsáveis pelos seus filhos, e não se esqueça de que o seu filho não tem dinheiro e nem autonomia para sair de casa e ir ao mercado comprar bolachas, danoninhos e salgadinhos sozinha, quem traz essas coisas para o seu alcance são os pais. Ofereça coisas saudáveis para seu filho !!

Vitamina engorda: vitaminas, quando receitadas por médicos, são nutrientes ingeridos em tão pequena quantidade, que jamais engordariam alguém.

Criança obesa é preguiçosa: na verdade, para a criança obesa, às vezes é muito difícil realizar certas atividades, como correr ou saltar, devido ao excesso de peso que sobrecarrega suas articulacações e coração deixando a impressão de que são preguiçosas.

Emagrecer é perder peso: emagrecer é perder gordura… às vezes a criança ganha peso porque cresceu ou porque está fazendo mais exercícios e aumentando sua massa muscular, e isso é valido para os adultos também, nem sempre uma criança pesada é gordinha e nem sempre uma leve é magrinha.

Fruta não engorda: praticamente todos os alimentos engordam… tudo depende da quantidade que se come… frutas, por exemplo, apesar de serem ótimos alimentos, são ricas em açúcar e, se ingeridas em excesso, contribuem para o ganho de peso, assim como os sucos de frutas também.

Quem emagrece depois engorda novamente: uma criança come demais e não se exercita. Depois muda seu estilo de vida e emagrece, mas depois volta a ser sedentária e a comer em excesso. Com certeza vai engordar novamente. O precisa ser entendido é que deve-se levar um estilo de vida saudável desde a infância para toda a vida e isso fará com que mantenha seu peso também saudável !

child-obesityÉ preciso cortar os chocolates e doces da criança: na realidade isso se torna impossível e sacrificante uma vez que a criança tem acesso a tudo isso na escola através dos coleguinhas e em festinhas, o que você deve fazer é ensino-los que este tipo de alimento não faz bem a saúde e deve ser evitado, e quando for consumí-los o fazer em pequenas quantidades apenas para experimentar e matar a vontade.

Crianças obesas são mais alegres: pergunte a elas…

Criança gordinha é sinal de saúde: bom essa eu não preciso nem comentar né !

Espero que tenha ajudado, e vamos cuidar bem dos nossos pequenos para que no futuro sejam adultos felizes e saudáveis !!

 

Por Dra. Giulianna Pansera

3 Comentários

  1. Giuli,
    você ja assistiu o documentário “Fed Up”?? se nao assistiu, aconselho! e passa pra todo mundo que tem filhos também. Mostra o que uma criança obesa realmetne sente e o como a industria alimenticia manipula os pais a acharem que estao ajudando as crianças comprando cereais, refrigerantes diets e etc!!!! 😉

    beijois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *