Alimentos funcionais recomendados para os diabéticos !

Os inúmeros benefícios do chá verde !
20/07/2015
Dê um UP no seu exercício com a música certa !!!
22/07/2015
Exibir tudo

Bom vemos muitas coisas por aí dizendo que são boas para isso, boas para aquilo, mas o que realmente está comprovado cientificamente que tem efeitos benéficos ? Aqui listo alguns alimentos funcionais que apresentam evidências científicas de serem benefícos para o diabético, tanto o do tipo 1 quanto do tipo 2 e gestacional !

Psillium

PsylliumEm pacientes diabéticos tipo 2, a adição de psillium (Plantago ovata) na dieta pode melhorar o controle glicêmico e lipídico. Além disso, é uma alternativa de substituição do glúten para pacientes celíacos.

 

 

 

Goma Guar

Goma guar, uma fibra solúvel extraída do endosperma do vegetal de espécie Cyamoposis tetragonolobus, tem demonstrado diminuir as concentrações de insulina e glicose pós-prandiais em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 .

BATATA YACON

O yacon é uma raiz tuberosa, oriunda da região andina; tem sido considerada alimento funcional em decorrência de seus componentes designados como fibras alimentares solúveis e pre-bióticos, como frutooligossacarídeos (FOS) e inulina.

Estudos in vitro demonstraram que os compostos fenólicos do yacon reduzem a produção de glicose hepática e possuem forte atividade antioxidante.batata yacon

Em estudo com humanos, a presença de FOS na raiz de yacon reduziu a resposta glicêmica pós-prandial em 70% em mulheres saudáveis, após a ingestão de 250 g de yacon (50 g de carboidratos) em relação a ingestão de 50 g de pão branco.

Um estudo com mulheres obesas na pré-menopausa, com resistência à insulina, concluiu que o consumo do xarope de yacon por longo período pode produzir efeitos benéficos, como redução na produção de insulina em jejum e colesterol LDL.

A batata yacon tem pouco amido, baixa caloria e atividade antioxidante e, assim como a chicória e a alcachofra de Jerusalém, possui alto teor de frutooligossacarídeos (FOS), podendo modular a microbiota intestinal e melhorar a absorção de alguns minerais, como o cálcio.

Aveia

Já fiz um post especial só para ela aqui no blog, a aveia, rica em fibras solúveis betaglucanas, pode reduzir a resposta glicêmica pós-prandial em diabéticos tipo 2. Além disso, tem a capacidade de aumentar a síntese de ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol, diminuindo o colesterol LDL.

Banana Verde

A biomassa da banana verde é rica em fibras e amido resistente, um tipo de carboidrato não digerido pelo organismo que apresenta funções fisiológicas na regulação intestinal, no controle da glicemia e no retardo do esvaziamento gástrico. Alimentos com alto teor de amido resistente, como a massa da banana verde, têm menos amido disponível em relação ao amido total, podendo atenuar a resposta glicêmica pós-prandial. O amido resistente lentifica a digestão, podendo controlar a liberação de glicose e aumentar o período de saciedade.

Além das vantagens funcionais da banana verde, outros fatores mostram a importância do seu uso na nutrição funcional. É um alimento com alta produção, já inserido nos hábitos da população, de fácil acesso, baixo preço e uma alternativa de substituição ao glúten para pacientes celíacos.

Bom, o conceito de alimentos funcionais é novo e nosso país é rico em produtos naturais e alimentos ainda pouco explorados. Todavia, é importante ressaltar que os alimentos funcionais usados isoladamente dificilmente terão o efeito desejado de cura e deve-se ter cuidado para não serem usados indiscriminadamente. Aliados às recomendações nutricionais atuais e à prática regular de atividade física, os alimentos funcionais podem trazer benefícios adicionais na prevenção e tratamento do DM.

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *