12 dicas para manter a boa forma no inverno !

Panqueca de whey com pasta de amendoim !!!
09/07/2015
Organização é o segredo do sucesso na dieta e na vida saudável !
12/07/2015
Exibir tudo

Sabemos que o inverno é uma época sofrida para quem quer perder peso né !

Especialmente porquê o frio faz com que nós tenhamos mais vontade de consumir alimentos calóricos e gordurosos, isso acontece pois nosso corpo no frio precisa consumir mais energia para manter a temperatura, e por essa razão tem um instinto primitivo de te fazer aumentar o consumo calórico para que não falte energia, sim isso é um mecanismo de defesa que o nosso corpo ainda não entendeu que não precisamos !! E fora que, os dias nublados e de frio não contribuem para que nós façamos nossos exercícios diários…. a vontade é sempre de ficar deitada em baixo das cobertas vendo tv e mexendo no celular rsrs

Masssssss nós sabemos que não podemos nos render a essas vontades, afinal …..

Os corpos do verão são construídos durante o inverno !

Vou listar aqui algumas dicas de como tanta manter a linha durante essa fase traiçoeira do ano:

cha1. Aumente durante o dia o seu consumo de bebidas quentes pouco calóricas, por exemplo, chá de maçã com gengibre e canela, chá verde, chá de camomila, chá de limão com gengibre e canela, chá de hibisco …. seja criativo, mas tente consumir essas bebidas sem adição de açúcar e de preferência compre as frutas, flores e cascas ao natural para fazer a infusão em casa. Os chás industrializados acabam perdendo um pouco de suas propriedades e algumas empresas acrescentam açúcares nas composições, o que poderá atrapalhar bastante sua dieta.

2. Capriche no café da manhã, uma ótima pedida durante o frio é o mingau de aveia quentinho, você poderá prepará-lo com leite de amêndoas ou leite de coco. O leite de coco tem um tipo de gordura benéfica ao nosso organismo e a aveia é um alimento excelente cheio de propriedades benéficas que eu já listei aqui em outro post.

3. Quando pintar aquela vontade de tomar um chocolate quente, opte por prepará-lo quente com leite desatado ou leite vegetal sem açúcar e use cacau em pó sem açúcar, para ficar mais saboroso coloque canela e adoçante stevia.

4. Com o frio achamos consumindo menos saladas, o que não é legal, pois as folhas dão bastante saciedade e com isso evitamos comer além da conta. Uma solução para isso é prepará-las refogadas com alho e cebola e um pouquinho de azeite, isso poderá ser feito com couve, espinafre, repolho, broto de feijão, escarola, entre outras !

5. Evite consumir sopas em restaurantes, asa sopas podem ser uma grande cilada, isso porquê as pessoas costumam utilizar muito carboidrato, creme de leite, óleo e temperos prontos para o preparo dessas sopas. Mas você não precisa ficar sem uma sopinha nesse frio, no ano passado eu postei aqui a receita de uma sopa verde de baixa caloria e que é perfeita para o “inverno fit “.

6. Não deixe de praticar atividades físicas são importantes para manter seu metabolismo ativo e libera endorfinas que dão sensação de prazer e bem estar. Eu sei que dá preguiça mas supere a preguiça e vá, depois você vai sentir como foi bom e o prazer de ter o dever cumprido é muito melhor do que ficar deitado! Dê preferência por exercícios matinais já que as noites costumam ser mais frias e você estando cansada do dia todos tenderá a desistir mais facilmente.

frio em cssa7. Se você não quer sair de casa de forma alguma por conta do frio, adquira os dvds de exercícios em casa e queime muitas calorias sem sair da sala e sem tirar o pijama, mas faça alguma coisa.

8. Evite bebidas alcoólicas… definitivamente esse é um hábito que atrapalha muito em qualquer época do ano.

9. Quando sentir vontade de doce, tente fazer uma banana quentinha no microondas com canela. A banana é ótima para diminuir compulsão e a canela é termogênica.

10. Não se esqueça também do nosso querido e amado cafezinho ….. veja aqui todos os seus benefícios !! Que tal 1 xícara pela manhã para esquentar e animar o dia, afinal o café é um super termogênico.

11. Definitivamente esqueça as casas de fondue hehe… é eu sei que é difícil mas pense o quanto é difícil queimar as 2 mil calorias que você irá consumir em apenas alguns minutos. Vale mesmo a pena ?! Eu costumo dizer que tudo é questão de prioridade, coloque na balança e veja a longo prazo o que irá te fazer mais feliz, comer ou resistir !

12. Outra coisa super presente nos dias frios são as massas, nesse caso dê preferencia para massas integrais em pequena quantidade sempre acompanhadas de uma proteína e fuja dos molhos brancos, esses são extremamente calóricos !!

13. Invista em algumas roupas de ginástica de frio, sair para se exercitar no frio é importante que você esteja bem agasalhado e confortável. Evitando assim lesões e choque térmico.

Bom espero que isso ajude a passar sem grandes arrependimentos por essa época do ano !!! Lembre-se que no verão você vai querer usar bikini e não vai querer se lembrar de tudo que comeu durante o inverno hehe

Por Dra. Giulianna Pansera

1 Comentário

  1. Viviane disse:

    Muito legal essas dicas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *