Diabetes e consumo de álcool …. Pode ???

O que significa que “No GMO” na embalagem de um produto ?
06/06/2015
Kefir – um super alimento !!!
09/06/2015
Exibir tudo

Você deve conhecer alguém que tem Diabetes ou até mesmo pode ser você a ter diabetes, e com certeza esse assunto já surgiu: A pessoa que tem diabetes pode consumir bebida alcoólica?

03-friends-drinking-mainSim o diabético poderá beber sim, afinal na grande maioria dos eventos sociais há o consumo de algum tipo de bebida alcoólica e o diabético não precisa se privar de pequenos prazeres da vida, porém deve faze-lo com cautela.
A questão aqui é que o álcool aumentará a sensibilidade à insulina fazendo assim com que o diabético tenha um maior risco à quadros de hipoglicemia. Por essa razão o consumo de álcool por diabéticos não deve ser totalmente encorajado.

O álcool é metabolizado no fígado, órgão esse que tem papel muito importante no processo do controle dos níveis de glicemia no sangue, nos pacientes diabéticos que estão tomando medicações que estimulam a liberação de insulina no sangue, ou mesmo naqueles que aplicam insulina, ao consumir álcool, o fígado fica muito voltado a metabolizar o álcool ingerido, e dessa forma não consegue atuar de forma adequada na regulação da quantidade de glicose no sangue da forma correta. O resultado é que as taxas de açúcar no sangue podem cair, levando ao risco aumentado de hipoglicemia grave.

A Associação Canadense de Diabetes sugere que antes de ingerir álcool você seja capaz de responder Sim a pelo menos 2 dessas questões:

1. Meu diabetes está controlado?
2. Estou livre de problemas de saúde que o álcool pode piorar, como doença do pâncreas, doença ocular, hipertensão arterial, triglicérides alto, problemas de fígado, lesões dos nervos ou acidente vascular cerebral?
3. Eu sei como prevenir e tratar a baixa de glicose no sangue (hipoglicemia)?

 

Se você conseguir responder sim a 2 dessas questões então não teria grandes implicações em consumir uma dose recomendada de álcool por dia !

Outra indicação importante é de que o diabético deve ter sempre consigo o glicosímetro e nunca ingerir álcool em jejum ou quando sua glicemia estiver abaixo de 100mg/dl.

As doses permitidas e consideradas seguras são de 1 drink para mulher e 2 para homens por dia.
Um drink seria 13,6 g de álcool:
– Cerveja: 341 ml (12 onças fluidas) de
cerveja com teor alcoólico normal (5% álcool)
– Bebidas destilada: 45 ml (1,5 onça fluida) de bebida destilada (40% álcool)
– Vinho: 150 ml (5 onças fluidas) de vinho (12% álcool)
O diabético deverá evitar o consumo de bebidas adoçadas com açúcar por exemplo, caipirinhas, licores, drinks, etc.

Devemos sempre nos lembrar que a bebida alcoólica, principalmente em excesso poderá trazer malefícios a saúde mesmo que você não seja diabético, por esse motivo deve-se evitar o consumo acima do recomendado sendo você diabético ou não !!!
Pacientes diabéticos com sintomas causados por doenças nos nervos periféricos (neuropatia diabética) ou com hipoglicemias (quedas de glicose) frequentes podem apresentar piora desses sintomas. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama e qualquer paciente com potencial para abuso de substâncias também devem ter o consumo evitado.

Agora, e se você está com um amigo diabético e ele consumiu álcool acima do indicado ?!

Se o indivíduo estiver apresentando quadro de hipoglicemia deverá ingerir imediatamente um sache de glicose ou qualquer alimento ou bebida rica em carboidratos de rápida absorção e ser levado a um serviço de emergencia.

É sempre importante que o indivíduo diabético avise às pessoas que estão com ele dos riscos e como agir no caso de emergência. O diabético deve sempre levar consigo sachê de glicose ou alguma alimento que possa ser consumidor tão logo quando iniciar os sintomas de hipoglicemia.

– Até 24 hs após a ingestão de álcool o diabético tem um risco de hipoglicemia aumentado. Por esse motivo deve manter-se atento e inclusive acordar no meio da noite para dosar glicemia após o consumo.

diabetes
– Nunca consumir bebida alcoólica se os seus níveis de glicemia no momento estiverem baixos, ou seja abaixo de 100mg/dl
– Tente sempre preparar você mesmo sua bebida e a faça mais diluída.
– Intercale o consumo de bebida alcoólica com uma bebida não alcoólica e se alimente antes e durante.
– No dia seguinte tome o seu café da manhã como planejado no seu plano alimentar e faça o uso de insulina da forma habitual de acordo com os valores de glicemia.
———

Agora, alguns trabalhos vêm mostrando, em doses moderadas, que o consumo de álcool pode trazer alguns benefícios, porém ainda não são estudos totalmente fundamentados e não podemos levar como 100% de verdade.
Esses trabalhos mostram que em pacientes que já são diabéticos, o consumo moderado de álcool também pode ser benéfico. Um estudo israelense publicado em 2007  na revista Diabetes Care evidenciou que o consumo de uma taça de vinho tinto ou branco todos os dias foi capaz de baixar a glicemia em jejum em 20 mg/dL durante os 3 meses de seguimento. Outro estudo, publicado na revista JAMA, com mais de 900 pacientes diabéticos idosos mostrou que o consumo de pelo menos 14 gramas de álcool por dia foi capaz de reduzir o risco de morte por doenças isquêmicas do coração em cerca de 80%.

Como diriam os italianos, adeptos à dieta mediterrânea, uma taça de vinho todas as noites te fará viver mais e mais saudável !!! 😉

Se você for menor de 18 anos não consuma álcool em nenhuma situação.

Sempre consulte seu médico endocrinologista antes, é importante ter certeza de que você não faz uso de nenhuma medição ou que não apresenta nenhuma doença coadjuvante ou complicações que o impeçam de consumir bebida alcoólica !

Por Dra. Giulianna Pansera 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *