Aprenda a atravessar de forma saudável os inconvenientes que surgem na gestação !!

Quanto você deve ganhar de peso durante a gestação ?
19/05/2015
Toxina Botulínica – sabe o que é ? Já pensou em fazer ? Saiba tudo aqui !!
25/05/2015

Bom sabemos que durante a gestação estamos tão felizes com a chegada do nosso novo bebê que esquecemos de pensar e de pedir orientações sobre os pequenos inconvenientes que surgem durante essa fase em que nosso corpo precisa mudar muitas coisas para se adaptar ao bebê !!

Porém no momento em que eles surgem nos desesperamos e se não estivermos bem orientadas podemos acabar nos rendendo a medicações e métodos que nem sempre são saudáveis para o nosso bebê.

Aqui vou listar os mais comuns e maneiras simples e saudáveis de tentar amenizá-los.

 

1. Náuseas e vômitos

Normalmente surgem no momento em que o hormônio HCG  se eleva bastante e permanecem até o final do terceiro mês. Algumas mulheres irão apresentar esses sintomas mais do que outras, mas não é sinal de que a grávida está doente, apenas é comum e vai passar.Pregnant woman is about to be sick.

– alimente-se em pequenas porções várias vezes por dia;

– evitar alimentos condimentados ;

– evitar frituras e alimentos ricos em gordura, isso inclui chocolate hehe;

– tentar ingerir alimentos fáceis de serem digeridos em pequenas quantidades, por exemplo frutas, batatas, arroz, alguns vegetais, mas lembre-se esses poderão ser também seus maiores sabotados, se ingerir em quantidades exageradas irá engordar;

– não se levantar rapidamente ao acordar, sempre deixe algo para comer do lado da cama para quando acordar

– não ingerir bebidas junto com a refeição, deixe para os intervalos

– o Abacate é um alimento rico em vit B6, que auxilia no alívio das náuseas, apesar de ser rico em gorduras ele poderá te ajudar se consumido em quantidades moderadas;

– Outro alimento rico em B6 é a banana;

– evite se medicar para náusea e vômitos durante a gestação sem orientação do seu obstetra, muitas medicações são toxicas para o bebê.

– Se chegar a vomitar mais de 3 vezes em um dia, ligue para seu médico !!

 

2. Constipação

Sim esse é um probleminha desagradável mas muito muito frequente e quase sempre poderá ser resolvido com a alimentação !!

– Ingerir durante todas as refeições alimentos ricos em fibras, por exemplo aveia, grãos integrais, frutas com a casca, folhas, muitas folhas, leguminosas, mamão é um excelente aliado;

– tomar muito líquido, por volta de 8 copos por dia, isso poderá incluir sucos de frutas e bebidas não adoçadas com açúcar refinado;

 

 

– atividade física diária, sim caminhar por exemplo, estimula os movimentos peristálticos do intestino melhorando o seu funcionamento;

 

 

 

 

 

ameixa-preta– A ameixa e o figo são frutas que são naturalmente laxativas, você poderá tentar a fruta ou até mesmo o suco, ( deixa ameixas secas em uma jarra com água durante a noite e beba de manhã)

– Nunca tome laxantes sem a orientação do médico.

 

 

 

 

 

3. Hemorroidas

As hemorroidas podem surgir devido ao aumento da pressão na pelve, principalmente no final da gestação quando o bebê já está bem grande e comprimindo as veias e artérias da região abdominal e pélvica.  Deverá ser acompanhada e tratada por um médico, não tenha vergonha ou receio de pedir ajuda.

Hemorroidas são dilatações das veias próximas do canal anal que podem inchar e inflamar. Cerca de 15% das grávidas são afetadas por esse problema, que pode desaparecer em até três meses após o parto. Não existe uma maneira de evitar que as hemorroidas surjam, mas há como atenuar os seus sintomas.

– evitar constipação, os quadros de constipação pioram o quadro de hemorróidas; Seguir as orientações acima.

– Use compressas. Quentes ou frias, elas podem auxiliar a aliviar a dor. Veja qual você mais se adapta;

– Faça banhos de assento com água morna. Eles ajudam a aliviar os sintomas e funcionam como anti-inflamatórios. Não há necessidade de acrescentar nada na água.

– Evite ficar sentada. Deite-se de lado sempre que possível. Caso precise ficar sentada, alterne entre sentar-se e caminhar para evitar que a barriga faça ainda mais pressão nas veias e na pélvis;

– Cuidado com a limpeza. Use água, lencinhos umedecidos para bebês ou próprios para limpeza de hemorroidas. Evite lenços com perfume ou álcool, que podem irritar;

 

4. Queimação e azia

– Comer pequenas refeições a cada 3 horas;

– Evitar alimentos muito temperados e apimentados;

– Fazer uma caminhada leve após as refeições e nunca se deitar após comer.

– Evitar exercícios muito vigorosos

– Dormir com 2 travesseiros;

– Evitar bebidas gaseificadas.

 

5. Inchaço

Esse é um assunto que vale um post só para ele, publiquei há alguns dias ….. veja aqui !

Pregnant-woman-walking-1000x750-660x495

6. Infecção Urinária

É muito comum esse quadro nas gestantes, porém este é um problema que requer atenção médica imediata ao surgimento dos sintomas e deverá ser tratado com antibióticos específicos que só poderão ser prescritos pelo seu obstetra e vendidos com receita controlada, o diagnóstico é feito com a história clinica e o resultado do exame de urina,  portanto procure um médico assim que surgirem estes sintomas:

– Aumento da frequência em urinar;
– Urina turva;
– Urgência em urinar;
– Dor/Ardor ao urinar;
– Pode haver vestígios de sangue ao urinar.

 

Existem sim algumas medidas que podem ser tomadas para que você evite (não trate), o surgimento da infecção urinária e elas são:

– beber muito líquido durante o dia;

– não segurar muito tempo para fazer xixi;

– se limpar da frente para trás;

– urinar e se tomar banho após relações sexuais;

– consumir Suco de cramberry, sim o suco combate cistites e infecções urinárias porque a fruta possui uma substância que impede a adesão das bactérias nas paredes da bexiga, em especial a Escherichia coli, maior causadora das cistites.

 

O mais importante é você saber que a gestação é um momento único e lindo da vida de uma mulher e deve ser curtido com o maior conforto possível, para garantir que isso aconteça sua gestação deve sempre ser acompanhada por um obstetra e uma nutricionista !!

 

Por Dra. Giulianna Pansera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *